Wagner da Silva
Braço do Norte

Pode chegar a dez o número de caminhões que partem hoje do Vale do Braço do Norte com mantimentos e água para as vítimas das enchentes no norte do estado. O comboio com cerca de 100 mil litros de água deveria ter ido sábado pela manhã para o Vale do Itajaí. Mas, devido a uma orientação da Polícia Rodoviária Federal, a data foi transferida.

No fim de semana, choveu na área já castigada pela enxurrada e a BR-101, principal via de acesso ao norte do estado, foi novamente interditada. Com a data transferida, outros caminhões de donativos juntaram-se ao comboio. Caso da Água da Serra, que confirmou o envio de dois mil fardos de água mineral, além de cestas básicas.

Segundo o coordenador da ação entre proprietários de lacticínios, o médico veterinário Jose Alves da Silva, a coleta de leite foi reprogramada para atender o horário de saída do comboio e poder encher os caminhões com água. “Eles trabalharam durante todo o fim de semana e amanhã (hoje) iniciarão a coleta de água no início da madrugada. É uma bela iniciativa deste pessoal”, enfatiza o coordenador.

Campanha de
arrecadação segue

A mobilização em prol das vítimas das enchentes em Santa Catarina reuniu, neste fim de semana, o Corpo de Bombeiros de Braço do norte, membros do Conseg e Cruz Vermelha, além de um grupo de jovens do município, interessados em colaborar com a campanha Sinta-se bem fazendo o bem.

‘Armados’ com carro de som, veículos dos bombeiros e particulares, passaram por diversos bairros de Braço do Norte para arrecadar roupas, alimentos, produtos de limpeza e dinheiro. Nas cidades vizinhas, ocorreu o mesmo. As doações foram enviadas para Braço do Norte a fim de seguirem junto com o comboio para o Vale do Itajaí.

Para o presidente da Associação dos Bombeiros Comunitários de Braço do Norte, Reginaldo de Oliveira, muitos lugares deixaram de ser visitados, pois a equipe era pequena. A iniciativa dos jovens também chamou a atenção do presidente. “Eles mostraram que as diferenças não importam nesta hora”, ressalta Reginaldo. A campanha de arrecadação continuará até esta sexta-feira.