O Carnaval chegou, e nesta hora é preciso ficar atendo ainda mais com a saúde. Sem esquecer da alimentação, da exposição solar, da proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e de diversos fatores que podem contribuir para sérios problemas durante e pós-festa.

“Neste período, o uso abusivo de álcool e tempo prolongado no sol associado com noites mal dormidas, contribuem com uma série de consequências, como insolação, problemas no fígado, desidratação, vômitos e desmaios, entre tantos outros fatores decorrentes da falta de cuidado e atenção do folião”, alerta o clínico geral do Complexo Médico Pró-Vida, Dr. Victor Stopassoli Buss.

Para evitar prejuízos a saúde e aproveitar melhor esses dias de verão e festa, o médico indica tomar algumas medidas, principalmente nas relações íntimas, que podem ser prevenidas com uso de preservativo. Evitando a ocorrência de infecções transmissíveis como sífilis, herpes genital, gonorreia e Aids. Além desses cuidados, evitar também beijar na boca de pessoas desconhecidas, ato que pode levar a transmissão de doenças como herpes labial, candidíase, gengivite, cárie, entre outras.

“Uma dica muito importante é beber bastante água. Assim ajuda o corpo a se manter hidratado, evitando queimaduras na pele, mal estar e ressaca. A ingestão de água também ajuda a eliminar o álcool do organismo. Além da água, indica-se ingerir sucos naturais e água de coco”, indica.

Dr. Victor também alerta a não exagerar nas bebidas energéticas, que são ricas em cafeína e outros estimulantes, principalmente quando ingerida com álcool. Que podem levar a arritmias cardíacas, além de piorar os sintomas de queimação no estômago e outros problemas gástricos.

Dicas

– Comer de alimentos de preferência naturais, que mantém a energia do corpo e repõe vitaminas e minerais gastos para eliminar o álcool do organismo. O ideal é fazer pequenos lanches com frutas frescas, vitaminas, sanduíches naturais, saladas e refeições mais leves.

– Estar com as vacinas em dia, evita a transmissão de diversas doenças como viroses, sarampo, doenças típicas de ocorrer em locais com aglomeração de pessoas.

– Descansar pelo menos de 7 a 8 horas por dia, para repor energias, evitar cansaço, irritação e propiciar uma recuperação mais rápida.