#Pracegover Foto: na imagem há frascos de vacina
#Pracegover Foto: na imagem há frascos de vacina

Um levantamento publicado pelo Jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (2) afirma que o  Brasil aplicou cerca de 26 mil doses vencidas do imunizante Astrazeneca. Segundo o veículo de comunicação, os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e englobam postos de todo país, incluindo Santa Catarina. Na Amurel, por exemplo, os imunizantes foram aplicados em Tubarão (104 doses), Imbituba (5 doses) e Gravatal (2).

As doses foram distribuídas em pelo menos 1.532 municípios brasileiros, de acordo com dados atualizados até o dia 19 de junho. Em todo o país, as prefeituras citadas negam o problema e atribuem o achado do levantamento a uma falha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde todas as doses são enviadas dentro do prazo e que, caso aplicações fora do período ocorram, é necessário passar por uma nova aplicação respeitando um intervalo de no mínimo 28 dias entre as doses.

Em nota, a prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde, informou que: “Tubarão recebeu no dia 25 de janeiro de 2021, a quantidade de 1030 (mil e trinta) vacinas da Fio Cruz/AstraZeneca, do lote 4120Z005, com validade de aplicação para 14 de abril de 2021. Todas as vacinas constantes do referido lote foram aplicadas na Policlínica do município e em operações Drive Thru, entre os dias 1 e 24 de fevereiro, portanto dentro da validade do lote;

No cartão de vacinação de cada tubaronense vacinado constam o fabricante da vacina, o lote a que se refere, a validade, o dia da aplicação e o nome do profissional que aplicou a vacina.

Constatamos que o sistema de lançamento das vacinas aplicadas do Ministério da Saúde, transforma a data da aplicação informada, no estilo DIA/MÊS/ANO, para o estilo americano, MÊS/DIA/ANO. Assim, por exemplo, uma vacina aplicada no dia 05/02/2021, aparece no sistema como 2/5/2021. Talvez tenha sido essa a informação na qual a reportagem do jornal se baseou”, diz a nota.

Os Governos da outras cidades da Amurel ainda não se manifestaram. Quem recebeu a vacina vencida deve procurar orientação no posto de saúde para, se for o caso, se revacinar.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul