#Pracegover foto: na imagem há dois frascos de vacina
#Pracegover foto: na imagem há dois frascos de vacina

A primeira remessa com 39.800 doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer destinada a crianças de 5 a 11 anos chegará em  na manhã desta sexta-feira (14).

Conforme o Ministério da Saúde, o envio dos imunizantes ocorrerá em paralelo à apreciação do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde). Assim, as vacinas poderão ser aplicadas apenas após a aprovação do órgão, que deve ser feita por volta das 14h desta sexta.

A imunização será feita por faixa etária, com prioridade para as crianças com comorbidades ou com deficiência permanente.

De acordo com a atualização do PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19), do Ministério da Saúde, o intervalo entre as duas doses deve ser de oito semanas.

Os pais devem estar presentes na imunização dos filhos, e se isso não for possível a aplicação deverá ser autorizada em termo de consentimento assinado por eles.

Ainda segundo a pasta, as doses serão distribuídas de forma proporcional aos Estados e ao Distrito Federal, de acordo com a população-alvo, a partir desta sexta.

Até o início da próxima semana, as entregas do primeiro lote de 1,2 milhão de doses, que chegou na madrugada desta quinta (13) ao Brasil, devem estar concluídas.

Cada Estado vai divulgar a data de início da vacinação. Cabe às secretarias estaduais de Saúde a distribuição das doses aos municípios. Como cada região tem realidade logística diferente, a definição do cronograma fica por conta dos gestores estaduais e municipais.

A Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) disse que mais informações sobre a distribuição das doses serão divulgadas na tarde desta quinta.