O Ministério da Saúde instituiu o “Dia D de mobilização contra o sarampo”. A ação ocorrerá neste sábado (19) e será voltada para crianças e profissionais da saúde. Em Tubarão, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacina e a Policlínica Central estarão abertas das 8 até as 17 horas.

A campanha nacional iniciou no dia 7 de outubro e nesta primeira etapa, que acontece até o dia 25 de outubro, somente crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos incompletos e profissionais da saúde devem comparecer à sala de vacina mais próxima para se imunizar, já que as vacinas serão destinadas só para esse público-alvo. E além da dose do sarampo, todas as outras vacinas do calendário vacinal estarão disponíveis.

Outubro Rosa

Já em alusão ao Outubro Rosa, mês que busca alertar e conscientizar todas as mulheres sobre os cânceres de mama e colo uterino, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai promover, também neste sábado (19), algumas ações. 

Na Policlínica Central e todas as Unidades Básicas de Saúde que estiverem realizando a ação de vacinação, também estarão ofertando, em livre demanda para as mulheres, exames preventivos. Além disso, na policlínica, testes rápidos também estarão disponíveis para a população. Para conseguir fazer os procedimentos, é só comparecer com documento de identificação e o cartão do SUS.