Começa na próxima segunda-feira (18), em Laguna, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Nesta fase, serão imunizados gratuitamente os jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos, até dia 30 de novembro, data em que também acontecerá o dia “D” de vacinação. 

Na primeira fase da mobilização, que finalizou dia 25 de outubro, foi destinada para crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses 29 dias. A ação do Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, ocorre em função do surto da doença que atinge 19 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina.

Em Laguna, a vacina está disponível nos postos de saúde do Mar Grosso, Magalhães, Campo de Fora, Esperança e Cabeçuda.

—————————————————————————————–

Casos de sarampo em Santa Catarina

Do início do ano até o dia 8 de novembro, foram confirmados 94 casos importados de sarampo em Santa Catarina. De acordo com Alda Rodolfo da Silva, enfermeira da DIVE/SC, “os casos estão sendo classificados como importados, pois têm histórico de residência, deslocamento ou provável contato com casos confirmados em outros estados do Brasil, onde também estão acontecendo surtos”. Além dos casos confirmados, outros 43 estão em investigação e/ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Do total de casos confirmados, 3 foram em tripulantes de um navio atracado no litoral catarinense no mês de fevereiro de 2019 e outros 91 casos estão distribuídos em 21 municípios catarinenses: Joinville (25), Florianópolis (23), Palhoça (7), Jaraguá do Sul (7), Concórdia (5), São Bento do Sul (4), Barra Velha (3), São José (2), Governador Celso Ramos (2), São Francisco do Sul (2), Guaramirim (1), Balneário Camboriú (1), Schroeder (1), Guabiruba (1), São João Batista (1), Imbituba (1), Tubarão (1), Monte Castelo (1), Mafra (1), Jaborá (1) e Araquari (1).

*O Norte catarinense teve um destaque negativo nesta quarta-feira (13). Dos 35 novos pacientes, 31 estão na região. A Dive-SC informou que a maioria dos novos casos tem como origem um evento em que mais de 10 mil pessoas participaram.

—————————————————————————–

Adultos

A Dive/SC reforça que no caso dos jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos é fundamental verificar a situação vacinal. O público dessa faixa etária vai poder se vacinar entre 18 e 30 de novembro. O Dia D da segunda fase será em 30 de novembro.

“Adultos nesta faixa etária precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Caso não tenham tomado, não lembrem ou não tenham mais a carteirinha de vacinação, a recomendação é que vá até uma sala de vacina”, avisa a enfermeira Arieli Fialho, responsável pela imunização da Dive/SC.

Sobre a doença

O sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros, e pode ficar até duas horas no ambiente.

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A vacina é única forma de se prevenir.