Objetivo é imunizar dois públicos: crianças com até 5 anos e adolescentes entre 9 e 15 anos  -  Foto:Rafael Andrade/Banco de Imagens/Notisul
Objetivo é imunizar dois públicos: crianças com até 5 anos e adolescentes entre 9 e 15 anos - Foto:Rafael Andrade/Banco de Imagens/Notisul

Capivari de Baixo

O “Dia D” da vacinação em Capivari de Baixo será no próximo dia 24, um sábado. Até lá, a ideia é atualizar a carteira de vacinação do maior número possível de crianças com até 5 anos com um mutirão nos postos de saúde. A campanha iniciará na próxima segunda-feira e se estende até o dia 30.

De acordo com a prefeitura, os postos de saúde estão oferecendo 11 tipos de vacina: BCG, hepatite B, pentavalente, inativada contra poliomielite (VIP), oral contra poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). Os locais de vacinação são: Unidade Sanitária Central (das 7 às 16 horas) e ESF Três de Maio (7 às 13 horas).

Em Tubarão, as doses serão distribuídas em unidades básicas de saúde de 18 locais: Passagem, Núcleo Epidemiológico, Campestre, Oficinas I, Sertão dos Corrêa, Mato Alto, Vila Esperança, São Luiz, Revoredo, Bom Pastor, Morro da Caixa, São Cristóvão, Sais, Congonhas, Humaitá, Km 60, Caic e São Martinho I.

Combate ao câncer
A campanha também quer imunizar contra a Tríplice Viral e o HPV, um dos principais causadores do câncer do colo de útero, que é o terceiro motivo de morte da doença entre as mulheres no país, atrás do câncer de mama e de pulmão, segundo especialistas.

O público alvo são adolescentes de 9 a 15 anos. Pela experiência de anos anteriores, os postos devem estar bem movimentados. A expectativa neste segmento é de aproximadamente 2,5 mil vacinas.