Com o intuito de proteger os públicos-alvo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibilizará, até fevereiro de 2023, a vacina meningocócica C (conjugada) para crianças não vacinadas até 10 anos de idade, além de trabalhadores da saúde.

Isto porque a vacina da Meningite C faz parte do calendário regular, com doses aos 3, 5 e um reforço aos 12 meses, com idade máxima, anteriormente, para menores de cinco anos, e, assim, não perder a vacina. Agora, no entanto, este prazo foi estendido para crianças não vacinadas poderem se imunizar até os 10 anos de idade.

Com esta medida, torna-se possível evitar surtos da doença causados por estes grupos, considerando as baixas coberturas vacinais em crianças. Desta forma, também é possível otimizar o uso das doses da vacina, em virtude do baixo consumo desta nos últimos anos, e da existência de quantitativo de doses da mesma.

Destaca-se, ainda, que a imunização poderá ser realizada nas unidades Básicas de Saúde que possuam salas de vacina e na Policlínica Central.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Pref. de Tubarão