A cidade de Araranguá registra o primeiro caso suspeito do Covid-19, o Coronavírus. A possível vítima é um jovem que viajou para o exterior (Israel) e é morador de Balneário Arroio do Silva. Ele apresentava sintomas de resfriado e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Araranguá. A coleta foi realizada e será encaminhada para o Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen). A informação é da secretária de Saúde de Araranguá, Evelyn Elias.

Segundo a chefe da pasta, não há confirmações da doença. “Não temos confirmações de casos de Coronavírus em Araranguá. Somente este jovem procurou a UPA com sintomas e coletamos o material e vamos encaminhar. Não é motivo para crise no município. Estamos seguindo a recomendação, que diz que em caso de suspeitas, a coleta deve ser feita e encaminhada para confirmação”, explica Evelyn Elias.

Uma reunião deve acontecer amanhã, 17, para a elaboração de um fluxo de atendimento, conta a secretária. “Amanhã reuniremos os responsáveis técnicos de todas as Unidades Básicas de Saúde, os médicos, a equipe da UPA e os técnicos do Hospital Regional de Araranguá para definir um fluxo de atendimento, ou seja, o papel de cada um no combate à doença”.

Evelyn, explica que as pessoas devem se preocupar em divulgar formas de prevenção. “Hoje as redes sociais é uma terra sem lei e muita gente acaba compartilhando muitas informações. Precisamos entender que o mais importante é divulgar a forma de prevenção à doença, que é o mais importante”.