Florianópolis

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou em nota na tarde desta segunda-feira (27) que suspendeu o cronograma com os prazos e procedimentos de matrícula dos candidatos a ingresso pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Como motivo, a instituição cita a “indefinição quanto à divulgação das notas do Enem e da classificação pelo Sisu”.

Uma decisão liminar da Justiça Federal determina que o processo do Sisu seja suspenso assim que as inscrições forem encerradas, o que na prática significa que os resultados não poderão ser divulgados na terça-feira (28). Além disso, determina que o governo comprove que o erro na correção das provas do Enem 2019 foi totalmente solucionado. A decisão foi divulgada na sexta (24).

A UFSC afirmou em nota que “somente após a informação oficial e definitiva repassada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), serão publicados o cronograma e os procedimentos de matrícula para essas modalidades de ingresso na UFSC”.

Outras instituições

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) informou que acompanha o calendário do MEC e que espera por uma decisão do ministério. Porém, enquanto não houver listagem oficial, não há como realizar a matrícula. Por causa disso, é possível que os prazos sejam alterados.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) afirmou que não vai divulgar o resultado da chamada do Sisu e que aguarda decisão judicial sobre o caso para poder revelar a classificação final.

O G1 aguarda os posicionamentos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Instituto Federal Catarinense (IFC).