Unisul, Instituto Ânima e Movimento (Des)Aprenda realizam webinars gratuitos sobre transformações da educação na pandemia

Com objetivo de apoiar e qualificar os educadores em tempos de pandemia, a Unisul, por meio do Instituto Ânima, instituição da sociedade civil sem fins lucrativos da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país, realiza uma série de webinars gratuitos mensalmente e os deste mês acontecem nos dias 11, 18 e 25 de março. Os eventos vão contar com a participação de especialistas para discutir o ‘Protagonismo dos alunos no novo contexto da educação’, os ‘Recursos Audiovisuais na Educação’ e ‘Ensino Híbrido’. Os encontros serão promovidos pela parceria entre a Unisul, Instituto Ânima, Movimento (Des)Aprenda, a Nova Escola e o Sincroniza. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/institutoanima

Nesta quinta-feira, dia 11 de março, acontece o webinar “Protagonismo dos alunos”, em parceria com a Nova Escola, organização de educação mais reconhecida por professoras e professores da Educação Básica no Brasil, que desenvolve produtos, serviços e conteúdos que valorizam os educadores e apoiam sua carreira. Com mediação de Alessandra Silva, coordenadora de Projetos de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Instituto Ânima e participação de Ana Lígia Scachetti, pedagoga e jornalista, o evento é um convite para reflexão sobre a importância de incentivar o protagonismo do aluno na construção do próprio aprendizado.

No dia 18 de março, o público acompanha o webinar “Recursos audiovisuais na Educação”. Especialistas vão debater como essas ferramentas e materiais didáticos em áudio e vídeo podem potencializar a aprendizagem dos estudantes. O evento será mediado por Luiz Lana, mestre em Literaturas de Língua Portuguesa. O convidado será Gustavo Txai, mestre em Estudos de Linguagens Especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas que trabalha com produção multimídia voltada para a educação deste de 2012.

A sequência de webinars segue até o dia 25 de março, com debate sobre “Ensino Híbrido: estratégias para as aulas no contexto atual”, em parceria com o Sincroniza, instituição criada para ajudar organizações na formação de equipes escolares para diversificação e ampliação de práticas pedagógicas. O encontro será mediado por Ana Paula Manzalli, Cofundadora e Diretora de Formação da Sincroniza Educação, e vai trazer questões e desafios da implementação do Ensino Híbrido, sua definição e diferenças em relação ao modelo remoto que foi adotado durante a pandemia. Os participantes vão compartilhar estratégias e práticas para a adoção desse formato nas escolas, considerando aspectos como planejamento, organização dos ambientes físicos e digitais, entre outros.

 

Movimento (Des)Aprenda:

O (Des)Aprenda é um movimento aberto que tem intuito de instrumentalizar o educador na melhoria das suas práticas e apoiá-lo nas adaptações exigidas pela transformação da educação. O movimento traz debates sobre as transformações na educação por meio de experiências nacionais e internacionais, fornecendo conhecimento e metodologias para a profissionalização e valorização docente, além de criar uma comunidade de aprendizagem entre educadores. Em menos de 6 meses, as ações do (Des)aprenda já alcançaram números expressivos como: cinco mil professores cadastrados, 22 mil educadores impactados, 81 horas de formação oferecidas até agora e 38 apoiadores.

 

Serviço

Webinars: ‘O protagonismo do aluno’ e ‘Recursos audiovisuais na Educação’
Data: 11 e 18 de março
Horário: a partir das 17h
Gratuito / Inscrições: https://www.sympla.com.br/institutoanima

Webinar: ‘Ensino Híbrido: estratégias para as aulas no contexto atual’
Data: 25 de março
Horário: a partir das 17h
Gratuito/ Inscrições: a partir do dia 15 de março – https://www.sympla.com.br/institutoanima

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul