Foto: Banco de Imagens FreePik

“UC Dual” são Unidades Curriculares que compõe os projetos pedagógicos dos cursos e que são realizadas em parceria com empresas, organizações públicas ou privadas focadas em ajudar a formar acadêmicos preparados para os desafios do século XXI.

Na era digital onde as transformações acontecem rápido e frequentemente as universidades precisam se reinventar e se aproximar da vida real, da sociedade, das empresas, das organizações públicas e privadas.

Por isso a Unisul está implantando a metodologia UC Dual, Unidades Curriculares que integram a Universidade e o Mundo do Trabalho para a formação de futuros profissionais. As Unidades Curriculares Duais serão realizadas em parceria com empresas de atuação nacional, regional ou local alinhadas às competências que a Unisul se propõe a oferecer aos estudantes para que possam atuar com protagonismo os desafios do século XXI.

“Por meio do ensino dual os estudantes passam a conhecer a empresa, sua cultura e organização, e são desafiados a desenvolver projetos, ações, produtos ou participar de formações específicas de acordo com o escopo da proposta estabelecida para cada parceria. Por outro lado, as empresas conhecem novos talentos e impactam diretamente na formação dos futuros profissionais”, explica o professor da Unisul Roberto Iunskovski.

Para os estudantes as Unidades Curriculares Duais promovem oportunidade de aplicar em cenários reais aquilo que estão aprendendo na universidade, intensificar o desenvolvimento de habilidades técnicas e das softskills mais importantes para o mercado de trabalho, ganhar experiência, contatos e visibilidade dentro de grandes empresas da sua futura área de atuação.

Como funciona?
Professor Roberto explica que cada Unidade Curricular é conduzida por dois professores que planejam e trabalham em parceria com os estudantes. Quando uma UC se caracteriza como Dual, integrantes das organização parceira (empresa, organização social e afins) se responsabilizam por colaborar no desenvolvimento de competências e habilidades práticas, conforme um plano de atividades previamente definido.

O estudante terá direito a dupla certificação: da universidade e da empresa quando cumprir satisfatoriamente o plano de atividades acordado para respectiva UC Dual.

Roberto dá mais detalhes sobre o conceito de formação Integrada entre Universidade e Mundo do Trabalho:

Os estudantes aplicam e desenvolvem os conteúdos relacionados às Unidades Curriculares de forma conjunta pela universidade e empresa, por meio de programas de formação já existentes ou criados para a parceria.

Os docentes da Unidade Curricular acompanham e avaliam os estudantes pelas competências desenvolvidas em conjunto.

Os estudantes serão certificados pela empresa, com domínio das ferramentas e soluções que a empresa oferece para seus clientes em seu segmento de negócios.

Os estudantes podem passar por uma imersão na empresa parceria, conhecendo seus líderes, sua cultura e organização e atuando em desafios reais.

Os profissionais da empresa acompanham o desempenho, observam as competências esperadas para a atuação profissional, orientam os estudantes no desenvolvimento dos projetos/desafios e emitem feedback.

A empresa pode propor novos desafios aos estudantes e à universidade.

Os professores acompanham o feedback da empresa e as atividades dos alunos em sala de aula para uma avaliação integrada de desempenhos.

Onde pode ser aplicado?
A UC Dual será aplicada ao longo do curso de graduação, como um mecanismo de ampliação do potencial da Unidade Curricular

Quem pode fazer?
Todo estudante matriculado em um curso de graduação da Unisul, e também outras pessoas que se interessem pelo tema da Unidade Curricular e que poderão se matricular apenas uma ou mais UC’s de seu interesse.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul