#Pracegover Na foto, vista aérea do porto de Imbituba
Foto: Assessoria de imprensa UniSul

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais que estão ingressando em diferentes segmentos encontram um cenário onde suas competências técnicas são colocadas a prova a todo momento. Dentro desse contexto, as instituições de ensino superior, identificaram a necessidade de ter em sua grade curricular e oferecer aos alunos a possibilidade deles conseguirem aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos dentro da sala de aula em situações reais.

Esse modelo de Unidade Curricular (UC Dual) que integra aulas práticas e teóricas se tornou uma eficaz maneira de fazer com que os alunos vivenciem situações reais do dia a dia de suas profissões.

Desta forma, cientes da importância das aulas práticas e de uma grade curricular interativa para a formação dos estudantes, a área de Gestão & Negócios da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima e a SCPAR Porto de Imbituba S.A, firmaram uma parceria para um convenio de Ensino Dual, com objeto de integrar o conhecimento teórico adquirido na instituição com as atividades que serão desempenhadas no mercado de trabalho pelos alunos.

“As UCs Duais integram universidade e o mercado de trabalho como um todo. Com esse convênio passamos a atuar em conjunto na formação dos estudantes, ofertando o ensino teórico e prático. Qualquer Unidade Curricular E2A 2.0, ofertada aos nossos estudantes matriculados nos Custos de Gestão e Negócios, podem ser Duais. A Uc Dual, além de capacitar profissionais para o mercado estimula a inovação nos estudantes”, destaca a professora Dalci Mendes Almeida, da UniSul.

Com o convênio os estudantes passam a conhecer a empresa, sua cultura e organização, são desafiados a desenvolver projetos, ações, produtos e participam de formações específicas, de acordo com o escopo da proposta estabelecida para cada parceria. As empresas também ganham com essa modalidade, pois, conhecem novos talentos e podem reter esses talentos, além de impactarem diretamente na formação dos futuros profissionais.

Na UC Dual, professores da universidade e profissionais atuantes no mercado criam caminhos de aprendizagem que incluem metas de compreensão e sua aplicação prática no contexto da empresa. “A UC Dual oportuniza aos estudantes desenvolverem soluções e planos de ação e aplicar todo o conhecimento adquirido em sala de aula, em prol de um desafio real”, ressalta a professora Dalci. 

“O convênio entre a Autoridade Portuária de Imbituba e a UniSul certamente trará ótimos frutos, sobretudo, para a comunidade, na figura dos diversos estudantes que poderão unir o aprendizado teórico com o que veem em sala de aula, com o aprendizado prático e vivencial experienciado nas dependências do Porto de Imbituba. Estamos muito ansiosos para iniciarmos os trabalhos e certos de que será uma oportunidade bastante produtiva e cidadã”, destaca o diretor administrativo e financeiro da SCPAR Porto de Imbituba S.A, Fabrício Santos Debortoli.

A SCPAR Porto de Imbituba é uma sociedade de economia mista do estado de Santa Catarina, subsidiária do acionista único SC Participações e Parcerias. Exerce a Autoridade Portuária do porto organizado de Imbituba e é responsável por administrar a infraestrutura e fiscalizar as operações do Porto de Imbituba.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul