#Pracegover Foto: na imagem há um prédio e carros
#Pracegover Foto: na imagem há um prédio e carros

A Camerata Florianópolis fará a primeira apresentação em caráter de evento-teste na próxima quinta-feira, no dia 29 de julho, a partir das 19h30, no Teatro Ademir Rosa, no CIC (Centro Integrado de Cultura). Para que a realização do concerto fosse possível foi criado um grupo de trabalho composto pela Unisul, Univali, Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Vigilância Sanitária de Florianópolis, Governo do Estado de SC e representantes do segmento de eventos, com apoio do Senac e Fundação Catarinense de Cultura. O evento terá 90 minutos de duração e será gratuito. Só poderão participar as pessoas que preenchem os requisitos exigidos pelo protocolo criado para o evento. A inscrição é feita online: https://site.blueticket.com.br/evento/28629

De acordo com a professora Fabiana Schuelter Trevisol da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação, este evento teste em Santa Catarina servirá para que se possa verificar a possibilidade do retorno gradual do setor de eventos, mesmo com algumas restrições por conta da pandemia.

“Esse evento teste também terá o caráter científico. O grupo de trabalho que envolve a Unisul, e os demais setores foi criado para auxiliar na elaboração do protocolo e das restrições que terão que ter durante o concerto. Esses dados serão utilizados para uma produção científica, como base para o retorno gradual das atividades. Elaboramos um projeto para trabalhar com os dados do evento e estamos assessorando também como que deve ser feito os detalhes do protocolo, como o tipo de máscara que a pessoas devem utilizar, quanto tempo após o evento estas pessoas terão que ser acompanhadas para ver possíveis casos de infecção pela Covid-19, quem pode ser o público, etc”.

A professora Fabiana explica que só podem participar as pessoas que preenchem todos os requisitos exigidos, como ter tomado as duas doses da vacina, ou a dose única passados 21 dias, responder ao questionário, usar a máscara N95 ou PFF2, fazer o acesso pelo QR code para rastreabilidade das pessoas no evento. “Todas as pessoas que estirem presentes na Camerata incluindo as dos bastidores, terão que fazer o teste de RT-PCR para Covid-19 de 48 a 72h antes do evento. As pessoas que comparecerem serão acompanhadas por 14 dias. Iremos monitorar sintomas e, se necessário, fazer novo teste para Covid-19 e encaminhar para atendimento.

Para este evento serão disponibilizados 548 lugares do total de 906 lugares do Teatro e só podem participar pessoas acima de 18 anos. A forma de entrega do ingresso será digital. A pessoa deve apresentar o ingresso na tela do celular, junto com seu documento de identidade na entrada do evento.

O concerto da Camerata Florianópolis será regido pelo maestro Jeferson Della Rocca, com participação dos solistas Alberto Heller (piano) e Iva Giracca (violino). No programa o Concerto para Piano e Orquestra N. 5 “Imperador”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e o Concerto para Violino e Orquestra de Cordas em Ré menor, de Felix Mendelssohn (1809–1847).

Participam do grupo de trabalho da UniSul: Fabiana Schuelter Trevisol, Daisson José Trevisol, Betine Pinto Moehlecke Iser, Eliane da Silva de Azevedo Traebert, Jefferson Traebert, Gabriel Cremona Parma. Todos são professores e pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde.

Informações importantes sobre o evento:

1) O evento é gratuito?
Sim, o evento é gratuito. Podem participar somente moradores da Grande Florianópolis.

2) Na inscrição tem um termo de aceite, é obrigatório o preenchimento?
Sim, o preenchimento do termo de aceite é obrigatório, pois o evento além de um concerto musical será uma pesquisa cientifica para avaliar a segurança sanitária dos eventos.

3) Estou parcialmente imunizado (tomei apenas uma dose da vacina), posso ir?
Não. O evento é apenas para imunizados completos.

4) Já tomei a segunda dose, posso ir?

Serão consideradas completamente imunizadas as pessoas que tiverem completado sua vacinação até 21 dias antes do evento.

Desta forma, para estar apto você precisa ter tomado a segunda dose (ou dose única no caso da Janssen) até 08 de Julho.

O comprovante de vacinação original será necessário para comprovar sua situação de imunização, mesmo que tenha se vacinado no exterior.

5) É obrigatório o uso de máscara? 
Sim, obrigatório o uso de máscara PFF2 sem válvula.

6) É obrigatório fazer o teste de Covid-19? 
Sim, os testes serão fornecidos pelo evento e deverão ser realizados no dia agendado pela produção.

7) Onde faço e quando posso fazer o teste?
Após a sua inscrição no evento você vai receber uma mensagem informando data e horário da realização do seu teste. O teste será realizado no dia 26/julho (segunda-feira) das 17h as 22h.

8) Como será o monitoramento pós-evento?
Após o evento uma equipe de pesquisadores irá monitorar os participantes por Telefone e WhatsApp ou SMS por 15 dias.

9) Todos os protocolos serão seguidos no evento? 
Sim. O evento possui protocolo específico, com base nas determinações sanitárias da Vigilância Sanitária SC.

10) O evento possui lugar marcado?
Após a inscrição e do seu teste negativo para Covid-19 a produção confirmará seu ingresso e alocará um lugar no teatro, conforme mapa, com afastamentos pré-definidos. Assim você terá um lugar marcado mas que será definido pela produção e informado até 24 horas antes do espetáculo.

11) Vou com minha família, podemos sentar todos juntos?
Na inscrição você poderá informar os dados do seu familiar para que seu assento possa ser alocado ao lado.

Lembre-se que seu familiar deverá também realizar a inscrição no evento de maneira individual.

12) Posso consumir bebida/comida dentro do teatro?
Não. O uso de máscara será obrigatório durante o tempo todo dentro das dependências do teatro do CIC.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Unisul