Wagner da Silva
Braço do Norte

O reitor da Unisul, de Tubarão, Ailton Nazareno Soares, foi sabatinado na tarde de ontem pelo prefeito de Braço do Norte, Evanísio Uliano (PP), o Vânio, secretários, vereadores e o secretário de desenvolvimento regional no Vale, Gelson Luiz Padilha (PSDB). Do “lado do município”, ninguém poupou críticas, especialmente à falta de investimento nas características regionais.

As críticas, porém, serviram de ponto de argumento do reitor da instituição de ensino. Ele enfatizou que a proposta do encontro era justamente a de ouvir, dialogar e saber das expectativas da região. “No último ano, fizemos um trabalho de diagnóstico em todas as áreas, em todas as unidades. Neste momento, pedimos confiança, pois a unidade de Braço do Norte é uma das prioridades em atuação e investimentos”, garantiu Ailton.

A meta, continuou o reitor, é buscar o crescimento de forma integrada. Em três semanas, haverá um novo encontro, onde uma proposta de novos cursos a serem oferecidos na unidade será apresentada. “O pedido da região não é nada excepcional. Querem a participação da universidade no desenvolvimento. Alguns setores precisam ser agilizados e acrescentados. Investir em metodologia e tecnologia sempre foi, e é, foco da universidade”, avaliou Ailton.

Atualmente, a unidade da Unisul em Braço do Norte oferece 25 cursos virtuais. O objetivo é ampliar ainda mais neste setor e voltar a discussão para as questões regionais. “Investir em pesquisa, graduação e educação virtual é uma necessidade. Será uma das ações que será fortificada, baseada no entendimento de que a região tem grande potencial de desenvolvimento”, expôs o reitor.