Universidade auxiliará a Amurel na elaboração de projetos
para o desenvolvimento turístico na região

Tubarão

Os municípios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) receberão apoio da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) na elaboração de projetos de desenvolvimento regional do turismo. Essa iniciativa foi encaminhada ontem, na reunião mensal da associação dos municípios, presidida pelo prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.
Todas as sugestões e descrições das potencialidades turísticas da região foram anotadas pelo reitor da Unisul Mauri Luiz Heerdt, que na próxima reunião mensal vai apresentar modelos que beneficiem todos os municípios. Com projetos devidamente cadastrados no Ministério do Turismo as prefeituras estarão habilitadas a receber os recursos necessários.
“Se temos problemas comuns, precisamos de soluções comuns. Só assim o turismo regional será fortalecido”, destacou Joares Ponticelli.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão Alexandre Moraes, o turismo tem uma importância especial nas finanças de qualquer cidade que tenha vocação nessa área. “O turismo é o instrumento que dá retorno imediato aos cofres do município, mas precisa ser bem planejado. Hoje temos a BR-101 duplicada e o aeroporto, mas quando isso ficou pronto o turismo da região ainda não estava pronto”, ressaltou.