Wagner da Silva
Braço do Norte

O compromisso de investimentos na unidade da Unisul em Braço do Norte surpreendeu representantes políticos, empresariais e sindicais do Vale. Há pouco menos de duas semanas, o reitor da universidade, Ailton Nazareno Soares, apresentado os projetos pretendidos para o Vale e resgatou a confiança da região.
Entre as propostas para o próximo ano, a instituição incluiu os cursos de medicina veterinária e direito na grade curricular. Ambos são reivindicados há bastante tempo e a disponibilização foi aprovada pelo conselho universitário na manhã de ontem. A escolha dos cursos foi baseada no diagnóstico de desenvolvimento da região e as características do Vale.

O reitor observa que o sul, após uma ‘era’ de degradação, evoluiu e possui convicção de suas forças políticas e econômicas para se desenvolver. Ele aponta o ensino virtual como a grande proposta neste sentido. “Temos vez e voz de atuação em todo o país e até mesmo fora, por isso, nossa responsabilidade é maior. Precisamos estar integrados, próximos da comunidade e ser uma alavanca do crescimento”, considera Ailton.

O vice-reitor da Unisul, Salésio Herdt, lembra do foco proposto pela nova equipe da universidade: “Flexibilizar e investir no ensino, na pesquisa e em extensão. São os alicerces para oportunizar a qualificação da região”, destaca. Para cumprir a proposta, o reitor anunciou também investimentos na estrutura física da unidade.

Apresentação animou os
representantes da região

Após a apresentação dos investimentos da Unisul na unidade Braço do Norte para o próximo ano, os representantes do Vale saíram do encontro animados. Para o secretário de desenvolvimento regional Gelson Luiz Padilha, é hora de focar no futuro e esquecer o passado. “Este momento é um divisor de águas, uma nova página que começa a ser escrita para a Unisul e para o Vale. Precisamos estar integrados para aprimorar, qualificar e desenvolver nossa região. É isto que importa agora. Este deve ser o foco”, sugere.

A decisão rápida da nova reitoria foi elogiada pelo prefeito de Braço do Norte, Evanísio Uliano (PP), o Vânio. “Estou surpreso com a agilidade e satisfeito com a proposta de investimentos. Dentro da nossa capacidade, somos parceiros da universidade”, confirma. O presidente da câmara de vereadores, Ronaldo Fornazza (DEM), acredita que a Unisul recuperou a credibilidade no Vale. “A reitoria mostrou verdadeiro empenho e valorização da nossa região. A confiança está recuperada. Espero que estes investimento deem certo e a universidade instale outros cursos”, elogia.