Unisul capacita docentes para ter mais qualidade acadêmica

O Programa de Formação Continuada, destinado à atualização do corpo docente de todos os campi da Unisul, inicia a sua edição na próxima segunda-feira (17) no Espaço Integrado de Artes, em Tubarão, a partir das 19h. As atividades se estendem até o dia 20, com palestra, estudos, mesa-redonda e outras atividades.

O encontro começa com um simpósio, em que o reitor Mauri Luiz Heerdt falará sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional e a importância de a Universidade investir em sua modernização, principalmente em nível acadêmico. Em seguida, a filósofa e psicóloga Viviane Mosé irá discorrer, em palestra, sobre “o conhecimento que transforma”.

A professora Viviane integra a empresa Usina Pensamento, cuja proposta é a produção de tecnologia e inovação social em busca de uma sociedade mais ética e menos desigual. Sua tese de doutorado teve como tema “a linguagem e transvalorização – perspectiva para uma grande política”. Participou de quadro especial do programa Fantástico, da Globo, onde ainda colabora com o programa Encontro com Fátima Bernardes.

Ainda na segunda-feira, a professora, dra. Cinthia Bittencourt Spricigo, da PUC do Paraná, falará sobre “Os desafios de desenvolver aprendizagens significativas, profundas e duradouras”.

No dia 19, o encontro terá a presença da professora, dra, Martha Borges, da Udesc, que abordará “A educação na ubiquidade: possibilidade e desafios”.

Já no dia 20 serão realizadas mesas-redondas com o tema “metodologias inovadoras na prática docente. Paralelamente às atividades de Tubarão, será promovida, nesta próxima segunda-feira, uma mesa-redonda no Atrium, do Passeio da Pedra Branca, em Palhoça. No mesmo local, dia 19, haverá a palestra da professora Cinthia Bittencourt Spricigo, da PUC/PR e, no dia seguinte, um encontro com a professora Martha Borges, da Udesc.

Avanços acadêmicos

O reitor Mauri Luiz Heerdt salientou que o Programa de Formação Continuada vai muito além da formação docente, “porque simboliza este novo ciclo que a Unisul está vivendo”.

“A presença da professora Viviane Mosés é muito oportuna e valiosa, pela abordagem que enfatiza a importância das competências e currículos integrados para o novo mundo do trabalho. As profissões clássicas se entrelaçam com outras profissões, novos conhecimentos e novas tecnologias”, observou.

O professor Mauri Heerdt explicou que a Unisul investe em sua reestruturação, que deve alcançar, este ano, a academia. “As pessoas estão enxergando que precisamos de novos métodos, novas abordagens, novas tecnologias, enfim, uma nova forma de educação, mais conectada com os tempos atuais”.