Reitor da Unisul, professor Ailton Nazareno Soares  comandou a cerimônia  de inauguração do UniParque  -  Foto:Unisul/Divulgação/Notisul
Reitor da Unisul, professor Ailton Nazareno Soares comandou a cerimônia de inauguração do UniParque - Foto:Unisul/Divulgação/Notisul

 

Tubarão
 
O UniParque – Negócios de Inovação e Empreendedorismo  da Unisul, em Tubarão,  – foi oficialmente inaugurado esta semana. A solenidade integrou a programação do Seminário Nacional de Inovação 2012. O UniParque nasce com a ideia de se transformar em um polo de inovação, com o intuito de criar um modelo de referência para o desenvolvimento. 
 
O empreendimento está aberto a iniciativas e negócios que desenvolvam uma relação colaborativa com a universidade na geração de ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social. 
 
Segundo o reitor da Unisul, Ailton Nazareno Soares, a inauguração do parque consolida um trabalho que já é realizado há quatro anos, quando foi decidido que um dos pilares da universidade seria a inovação pela pesquisa e pela educação permanente.
 
“A inovação não se faz apenas com ferramentas, ela passa essencialmente pela pesquisa. Com o UniParque, Tubarão desponta entre as cidades do futuro, que trabalham a partir do ato de inovar”, valoriza o reitor.
 
O empreendimento integra o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (Agetec) e dá incentivo a ações nacionais e internacionais e possibilidade de contato com pesquisadores especializados em diferentes áreas do conhecimento. 
 
Cinco empresas já estão em pleno funcionamento dentro do UniParque. São elas a Branet – primeira a se instalar de fato na estrutura, em março deste ano -, a Logtec, a Lenke Automação, a Sapienza Arqueologia e Gestão do Patrimônio e
AXTIV3 Soluções e Inovações.
 
“A expectativa é que nos próximos meses o empreendimento ganhe o reforço de uma empresa âncora, de forte expressão nacional ou mesmo internacional”, antecipa o coordenador do UniParque, Rafael Meyer.