Zahyra Mattar
Tubarão

“Por que caminhar sozinho se podemos seguir juntos?” é o tema deste ano do evento natalino mais esperado em Tubarão: o Uniluz. O evento está marcado para o dia 8 do próximo mês e várias mudanças foram feitas, tanto na programação quanto na estrutura do espetáculo, cujo mote da festa girará em torno essencialmente do Natal.
O Uniluz 2009 estava orçado em R$ 160 mil. Porém, o projeto apresentado pela Unisul no Ministério da Cultura, onde a universidade pleiteava a verba para realizar a festa, foi aprovado com recursos na ordem de R$ 130 mil. A verba será repassada através da lei federal de incentivo à cultura (Lei Rouanet).

Em vista disso, a explanação de ontem, feita pela assistente cultural da Unisul, Valdézia Pereira, serviu para sensibilizar a classe empresarial de Tubarão e região para que apostem no evento.
Uma das novidades neste ano – além da confirmação da cantora Elba Ramalho como atração principal do Uniluz – será a mudança de local. O espetáculo voltará a ser feito no pátio em frente ao prédio sede da universidade. Camarotes e arquibancadas serão melhores alocadas e as janelas do segundo piso do prédio histórico serão abertas.

Como o pretendido é fazer uma festa natalina, a programação contará com a participação de vários corais, que formarão um grupo de mais de 400 vozes, e a orquestra de câmara da Unisul de Palhoça. Também serão reunidos líderes espirituais de várias religiões e o Papai Noel chegará sob a condução do grupo Terapeutas da Alegria.

As luzes da cidade
Dentro de poucos dias, moradores e visitantes de Tubarão começarão a viver mais intensamente o clima de Natal. No próximo dia 15, luzes e ornamentações natalinas serão ligadas, e conferirão à cidade o brilho e a magia tão característicos da época.
Para assegurar uma decoração atraente, CDL, Sindilojas, prefeitura e Celesc firmaram parceria para viabilizar a instalação dos ornamentos natalinos. Os últimos detalhes foram acertados ontem, em reunião. A chegada do Papai Noel está marcada para o dia 10 do próximo mês.

Em Jaguaruna, a prefeitura também buscou parcerias para enfeitar a cidade. Lions Club, Rotary, CDL, Acirj, câmara de vereadores e as escolas Osni Pereira, Marechal Luz, Dalcy Avila e Apae adotaram cada qual uma árvore da região central da cidade e terão a missão de enfeitá-las.