#Pracegover Na foto, cães deitado na calçada
Foto: Banco de imagens Notisul

A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Tubarão inicia nesse mês o cadastro para a castração de cães e gatos. A ação deve começar no dia 14 de junho, das 8 às 12 horas, na Unidade Básica de Saúde da Guarda Margem Esquerda. A princípio, os cadastros serão feitos nas comunidades mais distantes do centro da cidade, nas quais é possível observar um maior número de animais abandonados, e depois deve seguir para os demais bairros. Para realizar o cadastro, os donos devem comparecer às UBSs de seu bairro com uma cópia do RG, cartão do SUS, comprovante de renda e cadastro na assistência social, caso receba alguma bolsa.

De acordo com um balanço realizado pela Unidade, entre os meses de janeiro a maio desse ano, foram realizadas as castrações de 875 animais, já chegando perto da meta de 2020, que contou com 1.712 cães e gatos esterilizados. A UVZ salienta que a castração é uma questão de saúde pública, entendendo-se que, ao reduzir a população animal, diminui também as doenças que podem ser transmitidas por eles.

O órgão, que é vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS), lembra que é especializado em executar atividades de vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos. Assim, sendo responsável por uma série de doenças e fiscalizações, a UVZ visa à saúde humana, com ações que têm por objetivo tentar reduzir a transmissão de doenças por animais e não ao acolhimento e atendimento.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul