Uma oportunidade para pensar no coração

Tubarão

Manter uma dieta com pouco sal. Fazer exercícios regulares, não fumar. Quem pensa em ter uma vida longa e, principalmente, um coração forte sabe que as dicas são valiosas. O Dia Mundial do Coração, hoje, é uma oportunidade para pensar na prevenção.

Uma das formas de prevenir doenças cardíacas, além de emagrecer e cortar o cigarro, é controlar a pressão arterial. Para conseguir isso, é preciso manter uma dieta com pouco sal e praticar exercícios físicos, aspecto “que tem um impacto significativo sobre a prevenção e/ou controle da hipertensão arterial sistêmica, e também do diabetes mellitus não insulino-dependente, dislipidemia, obesidade e outros”, pontua o cardiologista Samuel Cargnin Cunha, da Clínica Pró-Vida, em Tubarão. 

Outro fator essencial é tomar corretamente a medicação para controlar a pressão conforme prescrição médica. “Com relação às doenças cardiovasculares, o estresse diário, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo, a obesidade, colesterol elevado, hipertensão, diabetes e tabagismo são considerados os principais fatores de risco preveníveis e modificáveis”, diz.

Estatística
Até 2025, o número de hipertensos deverá crescer 80% no Brasil, segundo estudo conjunto da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York (EUA). Existem atualmente 17 milhões de hipertensos, conforme dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). 

A hipertensão arterial  é o principal vilão da saúde do coração, sendo causa de milhares de mortes atribuídas às doenças cardíacas. Quando não controlada, ou seja, quando está acima de 140/90 mmHg (ou 14 por 9), a pressão arterial provoca lesões na aorta, principal vaso que liga os principais órgãos. A pressão alta também dificulta a circulação de sangue pelas artérias coronárias, que nutrem o coração, podendo levar ao infarto.