A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já está com as datas definidas no seu calendário acadêmico para a realização dos vestibulares deste ano. A edição de inverno está marcada para 4 de junho, com inscrição a partir de abril e ingresso dos aprovados no próximo semestre.

Já as provas de verão abrirão as inscrições em setembro e ocorrerão em 12 de novembro, com vagas para o primeiro semestre de 2018. Para conferir quais cursos serão oferecidos em cada vestibular, os candidatos podem acessar e conferir a página dos cursos presenciais de graduação da Udesc.

São mais de 50 cursos de graduação gratuitos e de 2,6 mil vagas todos os anos, em 12 centros de ensino no Estado, nos seguintes municípios: Laguna, Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

Além das vagas em disputa nos vestibulares, que correspondem a 75% do total de cada ano, há o preenchimento de 25% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Udesc adota também o sistema de cotas nas chamadas dos vestibulares e na primeira convocação do Sisu: 20% das vagas são reservadas a estudantes que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas e 10% são para alunos negros.