Braço do Norte

A criação de uma entidade que reúna todos os sete municípios da região de abrangência da secretaria de desenvolvimento regional de Braço do Norte, a fim de fomentar o turismo integrado na região do Vale, foi um dos assuntos de encontro na SDR. Secretários de turismo, membros da Epagri e outros segmentos da sociedade levantaram as potencialidades locais e ouviram a proposta de criação de um curso de agroturismo em parceria com a Itália.

Para o secretário regional Gelson Luiz Padilha (PSDB), a questão do agroturismo deve ser tratada com seriedade, porque a região pode, no futuro, colher resultados altamente positivos. “Mas é preciso uma entidade que coordene as ações para que o turismo rural ocorra na prática. Não podemos apostar no turismo macrorregional sem o microrregional estar consolidade”, avalia.

O início da abertura da região para o segmento deverá vir com a criação de um curso para o segmento turístico. A idéia foi bem recebida pelos participantes. A princípio, em parceria com a Unisul, de Tubarão, e com o Instituto Castelfranco, da Itália, haverá a possibilidade de oferecimento da atividade profissionalizante.

Conforme o gerente de desenvolvimento sustentável e agricultura da SDR, Gervásio Back Loffi, dois locais poderiam abrigar a associação a ser criada e o curso: a escola Rodolfo Feuser, em São Martinho, ou o Instituto das Religiosas, em Braço do Norte.