Unisul será parceira da Amurel na busca pelo desenvolvimento do turismo regional e integrado na região. Entidades representativas dos municípios debaterão o tema em um encontro marcado para o dia 9 de maio.

Tubarão

“Juntos, somos melhores e mais fortes”! Partindo desta premissa, a Associação de Municípios da região de Laguna (Amurel) tem buscado, nos últimos anos, demonstrar aos gestores a importância econômica, social e cultural do turismo para o desenvolvimento dos municípios e da região.

A maior parte dos 18 municípios da região, no entanto, não possui Conselhos de Turismo, plano municipal ou fundo de turismo, nem sequer faz parte do Mapa Nacional do Turismo, um pré-requisito crucial para pleitear recursos federais. Boa parte também não possui um departamento estruturado, nem tem catalogadas suas potencialidades turísticas. Para fomentar esse setor na região que é rica em belezas naturais e culturais, representantes da Amurel se reuniram com a diretoria da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

O encontro foi o primeiro passo do projeto coletivo, o qual prevê o convite para as entidades da região que já atuam na área, para uma conversa com todos os envolvidos; gestores de turismo, prefeitos, Encantos do Sul, Epagri, e representantes de roteiros turísticos. O evento já está marcado para o dia 9 de maio, na Amurel.

Tema está na pauta da próxima assembleia da Amurel
O assunto também será tratado na assembleia geral ordinária do segundo bimestre, da Amurel, no próximo dia 26 de abril. A intenção é que a Unisul contribua com sua capacidade técnica para a elaboração de um projeto regional de turismo, que contemple o desenvolvimento individual de cada município, de forma integrada. “Penso que, com o suporte da Unisul e o aval do presidente Joares Ponticelli avançaremos para alcançarmos um projeto de desenvolvimento integrado do turismo. Todos sabem que potencialidades não nos faltam, mas precisamos conhecer melhor nossos atrativos, melhorá-los, integrá-los e caminharmos juntos, não mais de maneira fragmentada, individualizada”, ressalta o diretor executivo da Amurel Celso Heidemann.

Foto: Amurel/Divulgação/Notisul