Carolina Carradore
Tubarão

Empresários e comerciantes ligados ao turismo estão rindo à toa na região sul. E não é para menos. Hotéis, restaurantes e pousadas são lotados por turistas de várias regiões do Brasil e até de outros países. A movimentação é ainda maior nos fins de semana. O aumento de turistas na Amurel, entre os meses de junho e julho deste ano, já é 50% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são do Convention e Visitors Bureau de Tubarão e Região.

Em 2009, quem esperava um lucro maior no inverno, amargou prejuízo. A epidemia da gripe A afastou os turistas. Agora, a situação é bem diferente. Com a doença controlada e a ocorrência de neve na região serrana, os turistas voltaram. E muitos aproveitam para dar uma passadinha na Amurel. Em comparação com 2008, o acréscimo de turistas este ano foi de 30%.

A distância de menos de 80 quilômetros da serra, também facilita a circulação dos turistas. “Não há, em lugar nenhum do mundo, o que temos aqui no sul: praia, água termal e serra. E esse já é um dos melhores anos para o turismo de inverno dos últimos tempos”, comemora o presidente do Convention, João Marcelino de Carvalho Júnior.

E quem vai para a serra com a esperança de ver a neve, tem uma inúmeros motivos para esticar o passeio para a Amurel. João cita as visitas constantes de baleias em Laguna, Imbituba, Jaguaruna e Garopaba, as águas termais em Tubarão e Gravatal, e a gastronomia açoriana e de frutos do mar como grandes atrativos nesta época do ano.

Mais neve neste fim de semana
Para quem quer ver a neve, este fim de semana pode ser uma boa pedida. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, a passagem de uma frente fria e a atuação de uma intensa massa de ar polar provará a diminuição da temperatura. O cenário é ideal à formação de neve nas regiões mais altas do estado, especialmente no sábado. As temperaturas despencam. Em Urubici e São Joaquim os termômetros podem registrar até seis graus negativos. No litoral sul, a máxima não deve passar dos 10ºC.

Rede hoteleira comemora

São Joaquim recebe 13 mil visitantes nos meses de inverno. Este ano, o aumento na procura deve ser 10% superior em comparação ao ano passado. O índice é comemorado também no litoral sul. A pousada Quinta do Bucanero, na praia do Rosa, em Imbituba, investiu no turismo doméstico. Fechou as portas em junho e abriu com força total no mês passado.

Segundo um dos responsáveis pelo local, Régis Borwski, boa parte dos turistas recebidos na pousada têm como principal destino a região serrana. “Eles aproveitam e passam por aqui. Agora, com a presença das baleias não tem coisa melhor: o turista está descansando na pousada e já avista o mamífero”, completa.

Régis espera um crescimento de 20% na ocupação este ano, comparado com o mesmo período de 2009. O gerente do hotel Sandrini, na Guarda-MD, em Tubarão, Vanderlei Machado, tem a mesma estimativa. Apesar da procura ser maior no verão, ele observa um movimento um maior neste inverno. “O turista vai para a serra e passa aqui. Nosso carro chefe são as águas termais”, destaca.