#Pracegover Na foto, embarcação com pessoas avistando uma baleia
Foto: Assessoria de imprensa prefeitura de Imbituba

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Imbituba, Henrique Melo, iniciou, nas últimas semanas, uma conversa com o novo chefe da Defesa Civil do Estado, Alexandre Waltrick Rates. Em pauta, a possibilidade da retomada do Turismo Embarcado de Observação de Baleias (TOBE).

A prática está interrompida desde setembro 2019, quando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região liberou por 30 dias a atividade. Na época, o TRF4 autorizou o turismo embarcado enquanto a Baleia Franca estivesse no litoral catarinense, com o acompanhamento pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Alexandre Waltrick Rates é advogado, especialista em direito ambiental e foi presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), antiga Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA).

“Ele irá intermediar as conversas com o órgão ambiental estadual, para que a gente consiga avançar nessa possibilidade de liberação do turismo embarcado para esta temporada. Deveremos ter, nas próximas semanas, uma reunião com o presidente do IMA e com o superintendente do IBAMA em Santa Catarina, para avançarmos nessas tratativas”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Henrique Melo.

Além do pedido de intermediação junto ao Governo do Estado, o secretário Henrique Melo solicitou ao chefe da Defesa Civil do Estado um carro para as operações realizadas pela Defesa Civil de Imbituba.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul