Wagner da Silva
Braço do Norte

De modo geral, os municípios do Vale do Braço do Norte possuem as mesmas características. Porém, todos realizam ações de forma isolada. E justamente a partir desta constatação, a secretária de desenvolvimento regional propõe o fortalecimento do projeto Encantos do Sul. Hoje, o primeiro encontro regional de mobilização, para alavancar ações integradas nas áreas de cultura e turismo, ocorre no Centro Comunitário Nosso Senhor do Bom Fim, em Braço do Norte.

A expectativa é reunir mais de 100 pessoas entre prefeitos, secretários, vereadores, conselheiros, membros de sindicatos e associações comerciais, além de representantes de órgão públicos como Cidasc, Epagri, polícias e Corpo de Bombeiros.

Também foram convidados representantes de Orleans, Lauro Müller e Gravatal. Estas cidades não pertencem a base da SDR do Vale, mas possuem as mesmas características dos municípios abrangidos. Três palestras estão previstas. A primeira tratará da Organização regional do turismo e será ministrada pelo secretário estadual de turismo, esporte e cultura Valdir Rubens Walendowski.

Em seguida, a gerente de políticas de turismo, ligada a mesma secretaria, Elisa Wypes Sant’ana de Liz, trabalhará o tema Regionalização e segmentação turística. A palestra Sistema nacional de cultura será apresentada pelo gerente de projetos da Fundação Catarinense de Cultura, Eugênio Lacerda.

Após as palestras, o museólogo Robson Lunardi mediará um debate entre os grupos. O objetivo é apresentar propostas integradas de fomento de ações nas áreas de cultura e turismo.

Objetivo é mostrar como municípios podem se organizar

A proposta do programa Encantos do Sul é mostrar aos municípios a possibilidade de, juntos, desenvolverem ações regionalizadas nas áreas da cultura e do turismo. Uma das linhas a serem apresentadas no encontro de hoje são os caminhos para as cidades conseguirem recursos.

A outra, ligada ao SC Rural (Microbacias 4), coordenado pela Epagri, visa preparar a propriedade e profissionalizar mão-de-obra para receber os visitantes. Todos os municípios do Vale do Braço do Norte têm grande potencial turístico, especialmente no segmento rural, de aventura, de natureza e religioso.

“Espero que este não seja apenas mais um encontro, mas que desta reunião surjam proposições, propostas que sejam efetivamente aplicadas por todos os municípios de forma conjunta e integrada”, incentiva o secretário regional Gelson Luiz Padilha (PSDB).