Turismo e cultura: Municípios debatem ações integradas

Wagner da Silva
Braço do Norte

De modo geral, os municípios do Vale do Braço do Norte possuem as mesmas características. Porém, todos realizam ações de forma isolada. E justamente a partir desta constatação, a secretária de desenvolvimento regional propõe o fortalecimento do projeto Encantos do Sul. Hoje, o primeiro encontro regional de mobilização, para alavancar ações integradas nas áreas de cultura e turismo, ocorre no Centro Comunitário Nosso Senhor do Bom Fim, em Braço do Norte.

A expectativa é reunir mais de 100 pessoas entre prefeitos, secretários, vereadores, conselheiros, membros de sindicatos e associações comerciais, além de representantes de órgão públicos como Cidasc, Epagri, polícias e Corpo de Bombeiros.

Também foram convidados representantes de Orleans, Lauro Müller e Gravatal. Estas cidades não pertencem a base da SDR do Vale, mas possuem as mesmas características dos municípios abrangidos. Três palestras estão previstas. A primeira tratará da Organização regional do turismo e será ministrada pelo secretário estadual de turismo, esporte e cultura Valdir Rubens Walendowski.

Em seguida, a gerente de políticas de turismo, ligada a mesma secretaria, Elisa Wypes Sant’ana de Liz, trabalhará o tema Regionalização e segmentação turística. A palestra Sistema nacional de cultura será apresentada pelo gerente de projetos da Fundação Catarinense de Cultura, Eugênio Lacerda.

Após as palestras, o museólogo Robson Lunardi mediará um debate entre os grupos. O objetivo é apresentar propostas integradas de fomento de ações nas áreas de cultura e turismo.

Objetivo é mostrar como municípios podem se organizar

A proposta do programa Encantos do Sul é mostrar aos municípios a possibilidade de, juntos, desenvolverem ações regionalizadas nas áreas da cultura e do turismo. Uma das linhas a serem apresentadas no encontro de hoje são os caminhos para as cidades conseguirem recursos.

A outra, ligada ao SC Rural (Microbacias 4), coordenado pela Epagri, visa preparar a propriedade e profissionalizar mão-de-obra para receber os visitantes. Todos os municípios do Vale do Braço do Norte têm grande potencial turístico, especialmente no segmento rural, de aventura, de natureza e religioso.

“Espero que este não seja apenas mais um encontro, mas que desta reunião surjam proposições, propostas que sejam efetivamente aplicadas por todos os municípios de forma conjunta e integrada”, incentiva o secretário regional Gelson Luiz Padilha (PSDB).