Zahyra Mattar
Tubarão

Está marcado para hoje a entrega das propostas técnicas para a habilitação das empresas interessadas em executar as duas obras-de-arte especiais remanescentes da BR-101 sul: o túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, e a ponte sobre o canal de Laranjeiras, na comunidade de Cabeçudas, em Laguna.

As propostas do túnel serão entregues pela manhã, às 9h30min, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), em Brasília. Para a ponte, as propostas serão recebidas à tarde, às 15 horas, no mesmo local.

Este é o primeiro passo para a licitação. Após o anúncio das empresas habilitadas ao processo, é dado um prazo para eventuais recursos. Em seguida é feita a entrega das propostas financeiras. Novo prazo de recursos é aberto. Passado este período, as vencedoras são anunciadas. Isto deverá ocorrer em novembro.

O túnel
O custo estimado é de R$ 57 milhões. O túnel terá 700 metros de extensão, duas faixas de rolamento, acostamento e passarelas para pedestres. O prazo de conclusão da obra é de dois anos, ou seja, 2012.

A Ponte de Cabeçudas
A ponte sobre o canal de Laranjeiras, na comunidade de Cabeçudas, em Laguna, terá no total 2.825 metros de comprimento e 24 metros de largura. O orçamento previsto é de R$ 676 milhões e o prazo de conclusão também é de dois anos. No projeto, ainda está inclusa a duplicação de aproximadamente oito quilômetros de pistas, não licitadas por conta da obra-de-arte especial, e dois passafauna para os animais silvestres.