Zahyra Mattar
Tubarão

A próxima segunda-feira será um marco nas obras de duplicação da BR-101 em Santa Catarina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda em Criciúma, onde lança os editais de licitação para as obras de execução do túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, e a travessia do Canal de Laranjeiras, em Cabeçuda, Laguna.

Com o lançamento do edital de licitação para as obras do túnel e da ponte, existe a possibilidade de iniciarem em novembro deste ano. Ambas têm prazo de conclusão previsto em dois anos a partir do início, ou seja, 2012.

A ordem de serviço para as obras remanescentes do lote 29, entre Araranguá e Sombrio, e o contorno de Araranguá também será assinada segunda-feira.
As propostas financeiras serão abertas hoje pela comissão de licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), em Brasília. Lula ainda fará a liberação oficial dos quatro primeiros lotes de obras prontos (veja quais no quadro abaixo).

Lote 25
As obras de duplicação do trecho entre Itapirubá sul, em Laguna, e Capivari de Baixo, de responsabilidade do consórcio Blokos/Emparsanco/Ararguaia, não estão paralisadas, mas também não seguem no ritmo desejado. Ontem, a empresa líder, a Blokos, informou ao Dnit que voltará com “força total” somente no próximo mês.

Agora, serão feitos pequenos serviços, como os realizados ontem, nas passagens inferiores do KM 37 e do acesso a Santiago, onde trabalhadores deram continuidade ao plantio de grama nos taludes.

O túnel
O custo estimado é de R$ 42,5 milhões. O túnel terá 700 metros de extensão, duas faixas de rolamento, acostamento e passarelas para pedestres. O prazo de conclusão da obra é de dois anos, ou seja, 2012.

O túnel será aberto com cargas explosivas. Uma máquina – perfuratriz tripla – faz os furos na rocha; em seguida, é colocado o material explosivo e ‘bum’! À medida que as explosões são feitas, o material remanescente é removido e uma placa de concreto é feita para fixar a estrutura.

Paralelamente ao trabalho prático, outra equipe é responsável por efetuar medições diárias da largura e da altura do túnel. Isto é necessário para verificar se não há cedimento da rocha, o que poderia causar um desabamento, por exemplo.

Ponte de Cabeçudas
O projeto da ponte sobre o canal de Laranjeiras, no bairro Cabeçudas, em Laguna, já tem a licença ambiental prévia, expedida pelo Ibama no fim do mês passado. A passagem terá 400 metros e será estaiada (suspensa por cabos).

O conjunto formado pelo viaduto, com as pistas complementativas e pilares, terá no total 2.825 metros de comprimento e 24 metros de largura. O orçamento previsto é de R$ 400 milhões e o prazo de conclusão também é de dois anos.

No projeto, ainda está inclusa a duplicação de aproximadamente oito quilômetros de pistas, não licitadas por conta da obra-de-arte especial, e dois passafauna para os animais silvestres.

Liberações
Lote 24
Entre Garopaba e Imbituba, da Construcap.

Lote 27
Entre Sangão e Içara, da Queiroz Galvão.

Lote 28
Entre Içara e Araranguá, da Construcap.

Lote 30
Entre Sombrio a Passo de Torres, da Constran.