Urnas eleitorais passaram ontem pela última audiência de auditoria  -  Foto:Divulgação/Notisul
Urnas eleitorais passaram ontem pela última audiência de auditoria - Foto:Divulgação/Notisul

Kalil de Oliveira
Braço do Norte

A festa da democracia está pronta para começar! Passados meses de trabalho intenso da justiça eleitoral, as urnas eletrônicas estão em condições plenas para serem levadas até as zonas eleitorais após o último teste realizado ontem. 

O juiz da 44ª Zona Eleitoral, Klauss Correa de Souza, responsável pelas eleições em Braço do Norte, São Ludgero, Rio Fortuna, Grão-Pará e Santa Rosa de Lima, diz que o período pode ser considerado tranquilo nesta reta final. “Conversei com os representantes dos partidos sobre os comícios finais e com as forças de segurança. Está tudo pronto. É uma eleição diferenciada neste ano comparada com as outras que participei. Vejo a cidade mais limpa e são bem menores as denúncias entre os candidatos”, avaliou.

Segundo Klauss, uma audiência de auditoria de todas as urnas foi realizada. Nenhuma precisará ser substituída. Nos próximos dias, o magistrado mantém o esquema de vigilância à disposição dos partidos e eleitores no Fórum da Comarca de Braço do Norte.

Milhões de eleitores
Da mesma forma, a partir de hoje, três dias antes do pleito, termina a transmissão da propaganda eleitoral. A propaganda teve início em 26 de agosto. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), com sede em Florianópolis, a eleição em Santa Catarina terá 4,9 milhões de eleitores, dos quais mais de 1 milhão pelo sistema biométrico. 

O eleitor que tiver dúvida da sua situação cadastral pode fazer uma consulta no site http://www.tre-sc.jus.br/ em uma listagem em ordem alfabética e por municípios.

Os magistrados informaram que até o dia das eleições pretendem concluir a análise de todos os registros de candidaturas, para que o eleitor possa ir às urnas mais seguro. Já sobre os novos cadastros de eleitores, o prazo encerrou no dia 4 de maio e abrirá novamente somente após o segundo turno, dia 30 de outubro.

Esquema de segurança
O esquema de segurança para as eleições municipais também  está definido. De acordo com o capitão da Polícia Militar em Tubarão, Josias Machado Severino, como de costume haverá policiamento fixo nas maiores seções eleitorais e rondas estratégicas nas menores. 

O reforço envolve as 33º e 99º Zonas Eleitorais. Em regra, a Polícia Militar colocará dois oficiais que acompanham os juízes e promotores eleitorais, enquanto outro oficial permanece na coordenação do policiamento de rua. “A ideia é que qualquer dúvida sobre ocorrências  se retire diretamente com esses oficiais e, a depender da situação, as pessoas envolvidas podem ser diretamente levadas àquelas autoridades no dia das eleições, ou eles ficam seguros para fiscalizar o pleito pessoalmente”, explica.

Da mesma forma, a Central Regional de Emergências (CRE) terá uma função especial, segundo Josias. O serviço é ativado na forma de uma “sala de situação”, que é um canal direto com o comando geral, a cargo da autoridade maior da polícia no dia. Nesta central, todas as informações sobre as eleições seguem em tempo real.

“É um dia no qual todo o efetivo disponível costuma ser empregado, tanto em Tubarão quanto nos municípios vizinhos. Não será reforço apenas no dia, mas a partir de amanhã (hoje), que é o último dia previsto para os comícios. Haverá mudança das escolas, sobretudo para o Pelotão de Policiamento Tático”, revela.