Rio de Janeiro (RJ)

A equipe tubaronense AnonymousRob do Colégio Coração Feliz embarcou nesta  quarta-feira, para o Rio de Janeiro, onde  participa da etapa nacional do Torneio de Robótica. Classificada na etapa estadual ano passado, representará Tubarão e o Sul de Santa Catarina no evento, que ocorre entre hoje e domingo, com mais de 80 equipes participantes.

Na etapa regional em Rio do Sul, foram 49 equipes participantes com idades entre 9 a 16 anos e o grupo tubaronense ficou entre os seis melhores, conquistando assim a tão sonhada vaga para o nacional. O torneio visa ao incentivo ao uso das tecnologias, programação, pesquisas científicas, trabalho em equipe, valores humanos, elaboração de hipóteses e solução de problemas.

O Torneio de Robótica é de cunho internacional organizado pela Fist Lego League (FLL) e, no Brasil, a organização é responsabilidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) e tem três pilares principais:

• Projeto do robô: Os alunos desenvolvem um robô com peças lego, programando-o com objetivo de realizar o maior número de missões de forma autônoma em um tabuleiro, no tempo máximo de 2 minutos e 30 segundos.

• Projeto de Pesquisa: Os alunos devem pesquisar problemas relacionados a missões de exploração espacial, eleger um problema e, então, propor uma solução inovadora.

• Core Values: O torneio preza muito pela união e pelos valores da equipe. Para a FLL, não basta a equipe ter muito conhecimento e ficar apenas para si, deve compartilhar entre os colegas e valorizar ao máximo o trabalho dos adversários.