A prefeitura de Tubarão vai disponibilizar Cloroquina, Ivermectina e Azitromicina para o tratamento precoce de pacientes sintomáticos com diagnóstico da Covid-19.

A Azitromicina já está disponível na Farmácia Básica Central, devido à alta demanda, o medicamento Ivermectina está em falta. De acordo com a prefeitura, já foi realizado novo pedido de compra, porém a empresa relata dificuldades na aquisição com os laboratórios. Já o medicamento Cloroquina, fornecido pelo Ministério da Saúde, por meio da secretaria Estadual de Saúde, foi solicitado e deve ser disponibilizado nos próximos dias.

A prefeitura ressalta que a prescrição desses medicamentos fica a critério do médico, que deve definir o tratamento adequado para cada situação, com a devida concordância do paciente ou responsável.

A decisão do fornecimento dos medicamento foi tomada em reunião realizada na manhã de quinta-feira (16), diante análise técnica da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT). A comissão é formada por representantes médicos, farmacêuticos, enfermeiros, odontólogos, professores representantes dos cursos de Medicina e Farmácia da Unisul e pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol.

A prefeitura reconhece as poucas evidências científicas, mas decidiu por optar pela implantação dos medicamentos no manejo terapêutico.

Os profissionais de saúde receberão os documentos elaborados pela CFT, contendo as informações necessárias para a prescrição e dispensação de tais medicamentos, assim como o fluxograma para o atendimento dos pacientes.