A estação mais fria do ano se aproxima e com ela, os casos gripais são mais frequentes. Para se proteger, evitar complicações, hospitalizações e até óbitos, o caminho é a vacinação. Os imunizantes contra o vírus Influenza de 2022 já estão disponíveis, tanto na rede pública, quanto nas particulares, como no Complexo Médico Provida, em Tubarão, que reforça a dose com a aplicação da tetravalente.

“As vacinas tetravalentes possuem mais uma linhagem adicional, que é a do tipo B: a Yamagata. É uma opção mais completa, principalmente para as pessoas que estão no grupo de risco ou convivem com quem faz parte dele. Mesmo com essa diferença, o mais importante é que todas as pessoas com mais de seis meses de vida se vacinem”, orienta do pneumologista, Dr. Filipe Viana Carrêa (CRM:15.088 /RQE:11.593).

A vacina pública, distribuída aos grupos prioritários, é a trivalente. Doses são adquiridas pelo Instituto Butantan, confeccionadas com os vírus influenza H1N1, H3N2 Darwin e B Victoria, esta última, destacada pela Organização Mundial de Saúde, como a provável cepa mais frequente em circulação este ano.

“A diferença então, entre os dois tipos de vacinas é, trivalente é formada por: tipo A (H1N1 Victoria e H3N2 Darwin) e tipo B Victoria, já a tetravalente é comporta por: tipo A (H1N1 Victoria e H3N2 Darwin), tipo B (Victoria e Yamagata)”, detalha o médico.

Conforme a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBlm), a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza iniciou no dia 4 de abril e segue até 3 de junho. A estimativa da entidade é que aproximadamente 76,5 milhões de pessoas sejam vacinadas.

“Temos que lembrar que nos últimos meses houve um surto de Influenza em alguns estados, como em São Paulo e aqui, em Santa Catarina, e que os anticorpos da vacina contra a gripe diminuem com o passar dos meses, por isso, a imunização anual é fundamental para a saúde”, alerta.

Vacinação no Provida

No Complexo Médico a vacina tetravalente contra Influenza é realizada no atendimento eletivo, Bloco C, seta azul, das 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Outras informações, ligue: 3631-1532.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotis

Fonte: Provida