#ParaTodosVerem Na foto, uma pessoa em condição de rua. Ele está sentado em cima de um cobertor com o rosto apoiado sobre os braços
- Foto ilustrativa | Divulgação

A Prefeitura de Tubarão irá disponibilizar um centro de atendimento específico para pessoas que vivem em situação de rua. Conforme alternativa apresentada nesta quinta-feira (21) pelos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), no local estas pessoas poderão receber alimentação fornecida por voluntários e outros serviços sociais. O local escolhido foi o imóvel onde funcionava o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), no bairro São João Margem Esquerda, bem ao lado do albergue da Associação Leon Denis. A previsão é de que o imóvel fique pronto em até um mês, tempo necessário para a conclusão da reforma e encaminhamentos do contrato de locação.

“É um imóvel grande, onde poderemos concentrar o serviço de abordagem social e atendimento especializado e outras ações que os ajudem a sair da situação em que se encontram. O diferencial é que ali as pessoas em situação de rua poderão receber as refeições doadas por vários grupos de voluntários de maneira adequada, sentados à mesa, de uma maneira mais digna. Hoje, isso é feito em condições inadequadas, pelas ruas. Além disso, sendo ao lado do albergue, é possível pernoitar ali desde que cumpram-se as regras do local”, detalha a gerente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), Kelly Botega.

Alguns grupos de entidades religiosas que fazem a doação de refeições às pessoas em situação de rua participaram da reunião do GGI, que reúne representantes de órgãos municipais e das forças de segurança que atuam na cidade, entre outras instituições. A intenção da Prefeitura é de que o espaço seja usado, além do atendimento e alimentação das pessoas, para outras ações, como atividades socioeducativas. O objetivo é atuar de maneira interdisciplinar para que estas pessoas tenham a chance de se recomporem e voltem a integrar a sociedade, com oportunidade de conseguir um emprego, qualificação profissional e moradia.

 Fonte: Prefeitura de Tubarão

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul