A Fundação Municipal de Saúde informou, nesta quarta-feira (6), que o número de casos confirmados de coronavírus em Tubarão chegou a 87, foram registrados nas últimas 24 horas dois novos casos. Há 1.7 mil casos notificados à Vigilância Epidemiológica, com 35 pacientes classificados como casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, contou que dos 87 pacientes positivados 66 já estão curados. Foram três óbitos registrados na Cidade Azul. Há 167 pacientes em sistema de monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o Coems, órgão municipal para o qual pode-se ligar caso tenha dúvidas sobre o novo coronavírus ou apresente sintomas. O serviço funciona durante a semana, das 7 às 22 horas, por meio dos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619 e, das 7 às 17 horas aos finais de semana e feriados.

Conforme o MS e a Organização Mundial de Saúde (OMS),ficar em casa é importante porque, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.