#Pracegover foto: na imagem há duas mãos e várias tampinhas plásticas
#Pracegover foto: na imagem há duas mãos e várias tampinhas plásticas

Você sabia que aquela tampinha plástica de água, refrigerante e produtos de limpeza que é descartada no lixo, diariamente, pode ajudar muitas pessoas? Por isso, a Casa de Repouso Bem Viver, no bairro São João Margem Esquerda, iniciou uma campanha que pode ajudar a trazer ainda mais melhorias para o local e desta forma, para os idosos que residem no lugar.  A ideia é arrecadar milhares de tampinhas plásticas, que serão revertidos para aquisição de uma máquina de lavar roupas, por exemplo .

Serão aceitos plásticos rígidos que possuem o símbolo PP ou PEAD embaixo de suas embalagens. A casa de repouso também recicla latinhas de alumínio. “A ‘coletadora’ foi na casa e ofereceu a iniciativa. Aderimos junto com a nossa assistente social e voluntários. É importante estarmos nessa causa porque ainda há itens como uma máquina de lavar industrial que não temos e precisamos muito”, explica a assistente social Maraci Tartari Maria.

Podem ser doadas tampinhas de água, refrigerante, leite, maionese, achocolatados, remédios, creme dental, shampoo, condicionador, amaciante, sabão em pó e líquido, café, catchup, detergente, requeijão, leite, potes de sorvetes, dentre outros similares. O importante é que as tampas estejam limpas e sem nenhum rótulo de papel. Para os interessados em ajudar o programa, podem fazer a doação na entidade.

As tampinhas plásticas de garrafas e outros recipientes podem ter um destino mais nobre do que o despejo no lixo ou diretamente na natureza, o que pode prejudicar o meio ambiente. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde. Mesmo assim, os números da produção e descarte incorreto deste material não param de crescer. Mais plástico foi produzido na última década do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas cerca de 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta.

Conforme a ONU, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada contém micro plásticos. Metade do plástico consumido pelos humanos é descartável (e evitável) e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, prejudicando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul