Um trabalhador de laboratório é visto no Departamento de Diagnóstico Laboratorial, que realiza testes de diagnóstico de coronavírus no Centro Wielkopolska de Pneumologia e Cirurgia Torácica em Poznan, Polônia em 3 de março de 2020. Foto tirada em 3 de março de 2020.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou o boletim informativo sobre a pandemia de Covid-19 em Tubarão e na região desta terça-feira (28), onde o diretor-presidente da entidade Daisson Trevisol, chama a atenção sobre o grande aumento registrado nos últimos dias nas notificações realizadas junto à Vigilância Epidemiológica. O fato pode ser um indício de um novo cenário que possa vir a se desenhar em virtude da flexibilização de algumas atividades e o consequente aumento da circulação de pessoas nas ruas, além de recomendar mais uma vez os cuidados com a higiene pessoal, sempre lavar as mãos com água e sabão e fazer a higienização com álcool em gel, assim como sair de casa apenas se necessário.

Sobre os números desta terça-feira (28), existem 1.305 casos notificados à Vigilância Epidemiológica, com 61 pacientes classificados como casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames. Casos confirmados, Tubarão possui até o momento 70 registros, dos quais 34 pelo Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen) e 36 positivados através de testes rápidos realizados nas redes privada e pública. O Lacen, ainda, testou negativo para 165 exames, enquanto outros 189 foram negativados por testes rápidos.

Por sua vez, existem 206 pacientes em sistema de monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o COEMS, órgão municipal para o que você pode ligar caso tenha dúvidas sobre o novo coronavírus ou apresente sintomas. O serviço funciona todos os dias, das 7 às 22 horas, através dos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619. Ressalta-se que, excepcionalmente nesta sexta-feira, em virtude do feriado de 1º de maio, o COEMS funcionará das 7 às 17 horas, retornando ao horário normal no sábado (2). Têm-se, ainda, o registro de 54 pacientes curados e dois óbitos.

Nos hospitais, existem 15 pacientes internados – cinco em enfermaria, sendo dois positivos, um de Capivari de Baixo e o outro de Braço do Norte, e três encontram-se no aguardo dos resultados dos exames, sendo um de Tubarão, um de Gravatal, um de Sangão – e 10 nas UTIs, sendo cinco casos confirmados – um de Tubarão, um de Pescaria Brava, um de Gravatal, um de Jaguaruna e um de Imbituba – e cinco no aguardo dos exames, dois de Tubarão e três de Imbituba.

Para receber o boletim informativo de segunda a sexta-feira acesse aqui e entre para o grupo de WhatsApp criado para este serviço. Os boletins serão também publicados aos finais de semana e feriados, de forma extraordinária, se assim se fizer necessário.