#Pracegover Na foto, imagem aérea de uma estação de tratamento de água
Foto: Assessoria de imprensa Tubarão Saneamento

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada com o objetivo de conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais. Para intensificar as ações que serão realizadas no país e no mundo, e que podem se tornar rotina na vida das pessoas, a Tubarão Saneamento promove iniciativas que fortalecem o movimento.

Em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Concessionária realizou uma oficina fotográfica, reunindo 15 participantes. O resultado do trabalho ficará exposto na Central de Atendimento da Tubarão Saneamento, na avenida Altamiro Guimarães, 685, Centro, entre os dias 7 e 12 de junho.

Os registros fotográficos foram realizados com equipamentos doados pela empresa à instituição e devem auxiliar em oficinas terapêuticas. “Com a facilidade que os celulares, bem como os aplicativos de mensagens, proporcionam às atividades na operação, acabamos deixando de usar as câmeras, que antes eram essenciais na nossa rotina. São bons equipamentos, que podem contribuir muito para o desenvolvimento de novas habilidades para os alunos da APAE”, conta o diretor da Tubarão Saneamento, Lucas Arrosti.

As fotos também farão parte da plotagem na Estação Elevatória Barbacena. “A consciência ambiental é construída dia após dia, quando cada ser humano compreende a importância dos recursos e como utilizá-los de forma consciente. Compartilhar o olhar que cada um tem do meio ambiente é único e pode inspirar outras iniciativas. A atitude de cada um faz diferença”, explica o diretor.

Além desta ação, a Concessionária doará mudas de nativas, a partir de 7 de junho, também na Central de Atendimento. Disponível para os clientes em atendimento, colaboradores ou público em geral.

Internamente, a empresa fará uma palestra online, que ficará disponível para os mais de 100 funcionários, com o tema ‘Eficiência Hídrica’, o objetivo é destacar a importância de preservar a água, relacionando o tema com os impactos positivos e negativos causados no dia a dia.

A Tubarão Saneamento também preparou algumas dicas, que podem ser aplicadas na rotina de todo cidadão e que a curto e longo prazo só promovem benefícios ao meio ambiente, e destaca “a sua atitude faz diferença”:

Preserve a mata ciliar: A mata ciliar é uma vegetação que pode ser encontrada próxima de cursos d’água, e serve como uma proteção. Ela atua na filtração do ambiente ao redor, além de segurar o solo, evitando erosão fluvial.

Valorize os serviços de esgoto: Com o serviço de coleta e tratamento de esgoto, 25,7 mil tubaronenses podem evitar que 89 milhões de litros de esgoto, por mês, sejam despejados nos rios. Com as obras de implantação do sistema, a cada mês, mais famílias são beneficiadas.

Preserve a água: Você pode evitar o desperdício de milhares de litros de água, por mês, mudando pequenas atitudes na rotina, como: fechar bem a torneira, usar a vassoura para limpar as calçadas, diminuir o tempo no banho e lavar o carro com um balde.

Reaproveite resíduos: Inclua na sua rotina iniciativas com o reaproveitamento de resíduos, evite usar materiais que precisam de muito tempo para a decomposição e, faça a destinação correta do seu lixo.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul