No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore no Brasil, com o objetivo de conscientizar sobre a importância dessa grande riqueza natural. A data foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera, que inicia em 23 de setembro. Em homenagem à data e para incentivar o cuidado com o meio ambiente, a Tubarão Saneamento promoveu uma atividade educativa na Escola de Ensino Fundamental Martinho Ghizzo, que reuniu 35 alunos.

Ministrada pelo especialista em Gestão Ambiental, Guilherme Junkes Herdt, a atividade buscou destacar a importância da preservação do meio ambiente e ressaltar a conscientização para a proteção dos recursos do ecossistema, garantindo a conservação e o equilíbrio da vida no planeta. “Com a palestra, a Concessionária pretende incentivar o uso sustentável dos recursos naturais, a prevenção e o controle da poluição das águas e a promoção da educação ambiental nas escolas”, destacou o diretor da Concessionária, Paulo Canalles. 

Em Santa Catarina existem três tipos de florestas: densa, araucária e decidual, sendo a floresta densa comumente encontrada na nossa região. Presente em 137 municípios, é bastante fechada, possui árvores de grande porte e é muito úmida. Segundo dados do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, a cobertura florestal nativa remanescente encontrada no Estado é de aproximadamente 29%, com 2.341 espécies de plantas.

Além do tema geral, o profissional destacou a importância da Mata Ciliar, que é um tipo de cobertura vegetal nativa, que fica às margens de córregos, lagos, represas e nascentes. Em Tubarão, pode ser vista às margens do Rio Tubarão.

As raízes que compõem a Mata Ciliar deixam o solo mais firme e, a ausência delas pode ocasionar processos erosivos. Estes, intensificam a ocorrência de assoreamento, resultando no alargamento dos rios e na diminuição da profundidade. Outra importante função é o papel que elas exercem na qualidade da água. Atuam como uma espécie de filtro que impede a contaminação dos rios por defensivos agrícolas e poluentes em geral.

Incentivo

Nesta sexta-feira (20), a Tubarão Saneamento distribuiu mudas para todos os usuários que passaram pela Central de Atendimento, com a proposta de incentivar o plantio e o cuidado com a natureza. 

Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 0800 648 9596 e (48) 3052-7400, via WhatsApp (48) 99168-5827 ou no site www.tubaraosaneamento.com.br