Foi aprovado por unanimidade, em primeira votação, o Projeto de Lei 124/2020, que regulamenta a instalação de mini praças em locais onde atualmente destinam-se a vagas de estacionamento, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (21).

A proposição de autoria do vereador Alexandre Moraes (PSD) permite a criação de parklets em frente a comércios ou em comunidades sem gerar custos ao município.

“O modelo já utilizado em várias cidades no mundo, proporciona a utilização do espaço público para lazer, convivência e funcionalidade aos cidadãos uma vez que ocupam duas vagas de estacionamento”, explica o vereador ao ressaltar que a instalação de parklets democratiza a utilização destes locais por oferecer que estes locais sejam utilizados por um número de pessoas até dez vezes maior do que as que utilizariam como local para estacionar veículo.

Parklets também podem contribuir com a economia da cidade quando instalados em frente a comércios. Em Tubarão este setor é muito importante e seria uma maneira sustentável de atrair mais clientes e ao mesmo tempo proporcionar uma experiência que valoriza o espaço da cidade.

Outra vantagem está no fato de que os parklets são feitos de materiais sustentáveis e sua montagem/desmontagem é fácil e rápida, por possuir componentes modulares e pré-fabricados, que apenas são levados e fixados no local. Sendo assim, não atrapalham o tráfego ou poluem o ambiente com lixos e entulhos.

Por todas estas razões e por ser comprovado os benefícios em cidades que aderiram o modelo, como Nova Iorque, São Paulo e também a capital catarinense, Florianópolis, este Projeto de Lei busca que Tubarão também seja contemplada com a instalação de parklets.