O número de casos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, tem aumentado de forma expressiva na região. Em Tubarão nas últimas 24 horas, 15 novos casos foram registrados. A cidade totaliza nesta terça-feira (23), 386 casos confirmados.

Dos 386 pacientes diagnosticados com a doença, 300 já estão curados. De acordo com o setor de epidemiologia do município, 67 pessoas são monitoradas, quatro pessoas de Tubarão estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, oito pessoas da região também estão internadas em UTI das unidades de saúde da Cidade Azul.

Foram realizados 4.004 exames. Conforme a Fundação Municipal de Saúde, 236 pessoas são suspeitas e dez pessoas de Tubarão e região estão internadas em enfermarias. O índice de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é de 60%. Nesta segunda-feira (22), à noite, o município registrou mais uma morte em decorrência da doença, totalizando cinco óbitos.

Santa Catarina tem 19.244 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, 15.522 estão recuperados e 3.459 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta terça-feira. Desde o início da pandemia, 263 óbitos já foram causados pela doença respiratória. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,37%.

O crescimento no número de casos também está associado ao comportamento da sociedade e ao retorno de parte das atividades econômicas no Estado, com a reabertura de estabelecimentos de diversos segmentos. O número de pessoas que circulam no comércio e demais espaços públicos aumentou o contato físico entre as pessoas e diminuiu o isolamento social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a melhor forma de prevenção para evitar o contágio é o isolamento social que diminui o contato entre pessoas.