A Cidade Azul registrou na madrugada desta sexta-feira (3) temperaturas negativas, chegou a -0,5°C. Foi a noite mais fria deste ano em Santa Catarina, inclusive em municípios de outras regiões e do Sul do Estado (veja tabela abaixo).

A serra teve o amanhecer de frio mais intenso quando os termômetros assinalaram a marca de -5.7ºC. No centro da cidade, o termômetro encantou os turistas mostrando a temperatura de -6ºC.

A queda brusca de temperatura fez a água congelar por cima de pequenos lagos, nos canos das casas e em caixas d’agua. Os carros amanhecerem recobertos de gelo e os animais tiveram dificuldade para pastar no campo.

REGISTROS DAS MENORES TEMPERATURAS DE HOJE (3) EM SANTA CATARINA

Frio intenso até este sábado (3)

Conforme aviso da Defesa Civil de Santa Catarina, o frio é intenso e amplo em todo o Estado até amanhã (4) durante o dia devido à atuação de uma massa de ar polar. As temperaturas mínimas devem ficar novamente abaixo de 5°C em grande parte do Oeste, com temperaturas negativas nas áreas serranas, onde há condição de geada ampla.

No Litoral e Vale do Itajaí, as mínimas ficam abaixo de 10°C. Destaca-se a sensação de frio também durante as tardes, quando as máximas não passam dos 20°C no estado.

Próximos dias:

Sexta-feira e sábado (03 e 04/07):
Tempo: sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer com geada do Oeste ao Planalto, e mais isolada no Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul e Florianópolis Serrana. Em elevação durante o dia.
Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco no Sul do Brasil com deslocamento para o oceano.

Domingo (05/07):
Tempo: do Oeste ao Litoral Sul, aumento de nuvens e condição de chuva com trovoada no decorrer do dia. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens e chuva isolada na tarde e noite.
Temperatura: mais elevada no norte de SC.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas.
Sistema: passagem de frente fria em SC.

Fontes: Epagri/Ciram/Defesa Civil de SC/São Joaquim Online
Foto serra: São Joaquim Online