Adquirido em dezembro de 2020, o Hospital Socimed que agora denomina-se de Hospital Unimed e com a reforma da fachada assume definitivamente o visual do sistema Unimed, está integrado ao programa de Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde, conhecido como Qualiss, que objetiva desenvolver a melhoria contínua dos processos buscando a satisfação dos clientes, oferecendo serviços com qualidade que contribuam para o fortalecimento do sistema cooperativista e sustentabilidade do negócio.

Ser certificado pelo Qualiss é um fator que possibilita proporcionar a mensuração dos serviços prestados, medindo a qualidade da assistência através de um conjunto de padrões previamente estabelecidos.

Nos dias 29 e 30 de julho de 2021 o Hospital Unimed passou pela avaliação do Programa de Classificação de Prestadores de Serviços de Saúde, pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), lançado pela Unimed de Santa Catarina. Trata-se de um Programa de incentivo a rede prestadora visando estimular a coordenação do cuidado, o relacionamento das partes interessadas e a melhoria contínua da qualidade.

O programa visa desenvolver uma visão sistêmica do negócio, com o intuito de compreender o seu contexto atual e projetar o futuro de forma eficaz. A classificação consiste em um sistema de pontuação de vários itens avaliados, distintos em quatro dimensões, baseados na governança, gestão de pessoas, processos e estrutura assistencial.

O objetivo é avaliar o grau de conformidade de cada item, confrontando com a prática adotada na instituição, tendo como resultado final em níveis, indo do nível 4 ao 1, onde o nível 1 demonstra 90 a 100% de conformidade atingida conforme avaliação.
O Hospital Unimed atende clientes Unimed, particulares e auto-gestões como SC Saúde e fundações.

CONQUISTA

Nestes oito meses na gestão da Unimed, o Hospital Unimed, comparado com todos os hospitais Unimed em Santa Catarina, foi classificado em nível 2, atingindo 85% de conformidade dos itens avaliados, fruto do trabalho de profissionais qualificados e comprometidos. A meta agora é chegar ao nível 1, avaliado como o mais alto.

Planejamento Estratégico 2021/2023

Uma das ações primordiais para o Hospital Unimed, além da reforma estrutural, é o desenvolvimento do Planejamento Estratégico 2021/2023, fundamental para estabelecer uma visão de negócio de médio e longo prazo.

O PE refere-se à elaboração de objetivos institucionais, que define o caminho que a instituição deverá seguir para atingir metas e objetivos, diante da análise de cenários internos e externos. Todos os objetivos se baseiam na Identidade Organizacional.

Todos os objetivos foram definidos pelas perspectivas de aprendizado e crescimento, processos internos, cliente, mercado e financeiro, seguindo a metodologia de Karpla & Norton. Dentre alguns objetivos, estão questões relacionadas à promoção e desenvolvimento de habilidades e competências dos colaboradores, assegurar melhoria e qualidade dos serviços, fortalecer ações de qualidade e segurança na assistência em saúde, consolidar a marca Unimed como serviços próprios, bem como garantir o equilíbrio econômico-financeiro.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Unimed