Imbituba

Um suposto tubarão da espécie Galha-preta ou Anequim, foi encontrado encalhado na última quarta-feira (21), na Praia de Itapirubá e dias antes, na Praia da Vila, em Imbituba. De acordo com moradores da região, após algum tempo, o animal voltou ao mar.

Segundo a Polícia Militar Ambiental de Laguna, eles não foram acionados para atender o caso, no entanto, como receberam as imagens, chamaram o resgate marinho, que fez buscas nas praias e nada encontrou. Conforme a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF), bióloga Karina Groch, não é comum tubarões serem vistos nesta região. “ Nunca registramos nada sobre tubarão aqui no litoral sul. Não vi e não tivemos esse conhecimento, porém,  não podemos descartar nada”, explica.

O tubarão Galha-preta também é conhecido como Serra Garoupa, ele tem esse nome devido as pontas de suas nadadeiras serem bem escuras, característica bem evidente quando jovens, e a medida que cresce, desaparece. Ele pode atingir 2,75 metros de comprimento e pesar 123 quilos, são encontrados em águas tropicais e subtropicais. No Brasil são encontrados em toda costa. São pelágicos oceânicos e costeiros, onde raramente são avistados em profundidades abaixo de 30 metros, e podem ser avistados em regiões estuarinas, baías, mangues e lagoas de água salobra.

Por outro lado, o tubarão-Anequim é muito apreciado pelos pescadores desportivos dada a sua beleza, agressividade e poder combativo. É o mais veloz de todos os tubarões, desenvolvendo velocidades superiores a 35 quilômetros e capaz de saltar fora de água, até uma altura de 6 metros, quando se sente preso por um anzol.