Há dois dias da revogação do uso obrigatório da máscara individual de proteção contra a Covid-19 em Santa Catarina, Tubarão finalmente alcançou uma marca de maior segurança em relação a população imunizada. Conforma dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), 98,13% da população vacinável recebeu a primeira dose da vacina que protege contra os sintomas mais graves da doença. O valor representa 92,53% da população geral da cidade.Com a segunda dose do imunizante, a aplicação foi feita em 90,17% da população vacinável, ou seja, em 85,02% da população total do município. O grande desafio da FMS está na dose de reforço.
A terceira aplicação do imunizante foi feita em somente 47,45% da população acima de 18 anos e até os 59 anos. Para os idosos, o valor é um pouco melhor, mais ainda distante do que a Fundação considera ideal: 77,35% das pessoas acima dos 60 anos retornaram para a terceira etapa da campanha. Entre as crianças, o número também é baixo, o que gera preocupações, pois os pequenos ficam mais suscetíveis a desenvolverem sintomas graves caso contraiam o coronavírus. Na população de cinco a 11 anos, apenas 45,29% receberam a dose pediátrica. O percentual equivale a 3.845 crianças. Deste público, ainda faltam receber o imunizante 4.645. A aplicação da vacina é feita na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, das 9 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.
Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul