Tubarão

Luana Valgas, 20 anos, de Tubarão, é um exemplo de como o empreendedorismo pode transformar muitas vidas. Em julho de 2017, o Notisul trouxe pela primeira vez a história da jovem que almejava cursar Educação Física na Unisul, porém, para isso precisava levantar dinheiro, uma vez que seus pais não poderiam arcar com os seus estudos particulares. Passados 2 anos muita coisa mudou.

Na época em que foi veiculada a primeira matéria, Luana contou que como estava sem um emprego fixo, decidiu em janeiro de 2017, vender doces pelas ruas, avenidas e no comércio de Tubarão. Ela acreditava que esta seria a possibilidade de conseguir o montante para iniciar o curso. De lá para cá, cursou técnico de Administração, formou-se e neste ano iniciou o curso técnico de Contabilidade.

“Desde a vinculação da primeira matéria muita coisa mudou. Pretendo continuar com as minhas vendas nas ruas e avenidas de Tubarão. No próximo dia 17 encerro os trabalhos neste ano na cidade e farei as minhas vendas nas praias de Laguna. Sou apaixonada por esse trabalho. Vendo doces terceirizados e minha mãe e eu fabricamos salgados e fatias de bolo”, pontua Luana.

A jovem da Cidade Azul conta que após a alta temporada em Laguna, trabalhará vendendo os seus doces em outra cidade e pretende abrir a sua casa de alimentos em Tubarão. “A Kátia, que faz os doces e eu resolvemos vender nossos alimentos em outra cidade, conhecer outros púbicos e posteriormente abrirmos um negócio próprio. Sonhamos com isso. Mas primeiro precisamos trabalhar ainda mais”, enfatiza.

Luana expõe que diversas pessoas já ofereceram emprego fixo, no entanto, o contato com as mais variadas pessoas é que a encanta. Até janeiro de 2017, foram distribuídos dezenas de currículos entregues, mas sem sucesso. Ela lembra que começou a vender doces nas ruas, porque que um amigo que trabalhava antes como vendedor de doces sugeriu este trabalho.