#Pracegover foto: na imagem há duas mãos, uma carteira de trabalho, folha e caneta
#Pracegover foto: na imagem há duas mãos, uma carteira de trabalho, folha e caneta

O saldo de empregos em Tubarão no ano de 2021 foi expressivo, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta semana. No total, restaram 2.907 postos de trabalho entre contratações e desligamentos, o que colocou Tubarão na 11ª posição do ranking das cidades que mais criaram postos de trabalho em Santa Catarina.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Giovani Bernardo, o cenário se deve a um conjunto de fatores. “Ao longo de 2020 enfrentamos dificuldades na geração de empregos por conta dos efeitos da pandemia. Trabalhamos para recuperar os postos de trabalho perdidos e conseguimos zerar a diferença entre desligamentos e contratações. Já em 2021 o cenário foi diferente em função do resultado das ações realizadas pelo município e também pela conjuntura de crescimento no setor de comércio e de serviços. Hoje, Tubarão tem uma política muito aberta e amigável para o desenvolvimento de negócios e acabou conseguindo colher esses frutos que são o resultado do Caged, e quando analisamos o cenário per capita ficamos em uma posição ainda melhor em relação a outras cidades. O município está no caminho certo, e esperamos para 2022 um ano ainda mais pujante considerando projetos já anunciados como a implantação da unidade da Intelbras e outros empreendimentos que já manifestaram interesse em se instalar aqui”, destaca Giovani.

O prefeito Joares Ponticelli se mostrou satisfeito com os números do Caged. “Enfrentamos momentos complicados, mas a cidade está retomando um bom ritmo de crescimento. A necessidade de haver um novo espaço para indústrias e empresas, pois vários empreendedores desejam criar ou expandir os negócios aqui, é um dos indicadores que teremos um 2022 economicamente muito promissor”, acredita o prefeito.

Se em 2021 os números de geração de emprego foram bons, em 2022 a situação é promissora. Hoje, somente no Sine há 318 vagas de empregos disponíveis para diversas áreas e destinadas a interessados com os mais diferentes perfis profissionais.

Em nível nacional, o Caged indica 2.730.597 milhões de novas vagas de emprego. Já no cenário estadual, Santa Catarina encerrou o último ano com 167.854 novos postos de trabalho.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Tubarão