Imagem: Licença do Freepik

A economia de Tubarão encerrou o mês de julho com saldo negativo de novas vagas de emprego. A indústria foi o único setor que fechou o mês com saldo positivo: foram 261 admissões contra 252 desligamentos.

A agropecuária registrou apenas 1 demissão no mês passado, sem nenhuma contratação. A construção teve 71 admissões e 79 desligamentos.

No comércio foram 281 admissões e 298 desligamentos. O setor de serviços foi o que mais apresentou saldo negativo: 401 admissões e 464 desligamentos.

“A cidade ainda está sofrendo com os efeitos da pandemia, nossa expectativa é que julho seria melhor em relação ao mês passado, mas não tivemos uma retomada total dos negócios”, disse Geovane Bernardo, secretário de desenvolvimento regional de Tubarão.

 

Santa Catarina cria mais de 10 mil novas vagas

O Estado encerrou o mês de julho com saldo de 10.044 novas vagas de emprego, ao todo foram 70.388 admissões no Estado e 60.344 demissões. O resultado é o melhor em 16 anos, desde que iniciou a série histórica, que analisa dados desde 2004. Também representa o maior saldo entre os estados do Sul e o terceiro na comparação com o restante do país, atrás apenas de São Paulo (22.967) e Minas Gerais (15.843). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pesquisa divulgada pelo Ministério da Economia.

A indústria foi o segmento que mais criou novas vagas em julho no Estado. De acordo com o Caged, o setor foi responsável pela abertura de 7.672 posições de trabalho com carteira assinada no período. O número reflete o bom resultado da produção industrial medida pelo IBGE, que indicou alta de 9,1% em junho frente a maio em Santa Catarina.

Além da indústria catarinense, o comércio (1.443) e a construção civil (1.199) foram os setores que mais colaboraram para o desempenho.

No Brasil, o saldo de novas vagas também foi positivo, 131.010 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul