#Pracegover Na foto, imagem panorâmica da cidade

Separadas por 11.100 quilômetros de distância, Tubarão e Hefer Valley, em Israel, serão oficialmente cidades-irmãs nesta quinta-feira (27), ao meio-dia horário de Brasília (18h horário de Israel). Será um momento histórico para Tubarão, que no dia em que completa 151 anos de fundação inicia uma estreita relação com um dos países mais desenvolvidos do mundo e que mais investe em pesquisa, ciência, inovação e tecnologia.

A cerimônia de assinatura do acordo será feita de maneira online. De um lado estará o prefeito Joares Ponticelli, com a prefeita de Hefer Valley Galit Shaul no outro lado da tela do computador para formalizar o ato que começou a ser constituído em março de 2019, quando uma missão tubaronense viajou a Israel. Naquela época, as visitas e as reuniões de gestores públicos, empresários e pesquisadores abriram as primeiras portas com o mundo institucional israelense.

Dois anos depois vieram os primeiros frutos da viagem: em março passado o legislativo de Hefer Valley aprovou o acordo de cidade-irmã com Tubarão. Há pouco mais de um mês, a Câmara de Vereadores de Tubarão aprovou a Lei 5.477 que declarou o mesmo acordo. A partir de quinta-feira (27), os gestores das duas cidades poderão articular uma série de possibilidades de negócios de diversas naturezas, como econômicos e culturais, e intercâmbios entre os cidadãos dos dois municípios.

Duas circunstâncias tornam a parceria extremamente especiais. A primeira é que Tubarão se torna a primeira cidade-irmã de Hefer Valley na América do Sul. A outra é simbólica, mas que demonstra respeito e cordialidade por partes dos israelenses: a celebração oficial do acordo acontece no aniversário de 151 anos de Tubarão.

Para o prefeito Joares Ponticelli, Tubarão entra em uma “nova era” a partir desse acordo. “Tubarão está abrindo uma porta que poucas cidades conseguem adentrar. É a chance de estarmos mais perto de tudo que há de mais inovador na ciência e na tecnologia. Israel foi o primeiro país do mundo a imunizar toda a população contra a Covid-19, por exemplo, e através do acordo de cidades-irmãs podemos estabelecer e encaminhar uma série de situações que resultarão em benefícios para a nossa população. É um dia que ficará na história de Tubarão”, ressalta.

O ato de celebração de cidades-irmãs:

12h: início da transmissão online do ato de assinatura de cidades-irmãs

12h05min: saudações das autoridades

David Atars (embaixador de Israel em Brasília)

Lincoln Bernardes Júnior (ministro conselheiro da embaixada do Brasil em Tel Aviv)

Claudio Goldemberg (presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria)

Shiri Steinhardt Sela (chefe da divisão de Relações Internacionais, Masham, Israel)

Joares Ponticelli (prefeito de Tubarão)

Galit Shaul (prefeita de Hefer Valley)

12h25: assinatura do acordo

12h35: encerramento com atrações musicais

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul